16 de junho de 2017

GOVERNADOR ABRE SALÃO DE ARTES E FEIRA DE ARTESANATO EM MOSSORÓ

A cultura faz parte da essência do povo de Mossoró”. A declaração foi dada pelo govenador Robinson Faria, na noite nesta quinta-feira (15), durante a abertura do II Salão Dorian Gray de Artes Visuais, no Fórum das Artes, em Mossoró. Com apoio do Governo do Estado, a exposição coletiva promovida pela Sociedade Amigos da Pinacoteca (SAP), traça um panorama amplo das artes visuais do RN com foco nos 90 anos da resistência da cidade ao ataque do bando de Lampião.


 
 

 
 



Um total de 150 artistas potiguares foram selecionados para expor cerca de 300 obras. Os 18 melhores trabalhos foram premiados com um total de R$ 8 mil e suas obras foram doadas ao acervo da Pinacoteca do Estado. “O governo tem olhado com carinho para cultura mesmo diante da crise, o que reflete nesta noite especial para todos os artistas que possuem obras nesta exposição”, acrescentou a diretora da Fundação José Augusto, Isaura Rosado.


 
 
 
 


Na ocasião o governador também fez o lançamento da edição especial da revista “Nós, do RN”. Produzida pelo Governo, através do Departamento Estadual de Imprensa, a publicação analisa as artes visuais potiguares e exibe um catálogo com as obras participantes do salão em 44 páginas, onde são apresentados, ensaios, artigos e críticas. Em texto assinado na revista e reafirmado durante o evento, Robinson destacou o investimento de R$ 36 milhões destinados aos principais equipamentos culturais do RN.
 
 
 


Feira abre espaço para o artesanato local
 
 
 
Robinson também abriu oficialmente a 1ª Feira de Artesanatos “Talento do Oeste”, que acontece até o dia 30 de junho na Praça de Eventos de Mossoró e é promovida pelo Estado, por meio da secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas) e do Programa Estadual de Artesanato (Proart). Acompanhado da primeira dama e titular da Sethas, Julianne Faria, e da prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, o governador passou por todos os estandes e cumprimentou os mais de 100 expositores. “Feiras deste tipo estimulam a economia local, gerando renda para a região”, destacou o governador.

CANTORA DE FORRÓ ELIZA CLIVIA E O MARIDO MORREM EM ACIDENTE DE CARRO NO CENTRO

No início da tarde desta sexta-feira (16) a cantora paraibana Eliza Clivia, 36 anos, ex-vocalista da Banda Cavaleiros do Forró , e o marido o baterista Sérgio Ramos morreram em um acidente de trânsito no Centro de Aracaju, segundo o produtor da cantora Jailson Souza.
 
 
 
 
 
 
 
 
A cantora, que iniciou a carreira solo há quatro meses, estava em Aracaju para divulgar um show, que seria realizado na noite desta sexta-feira (16), e fazer entrevistas.
 
 
 
 
De acordo com Souza , ela e o marido estavam em um veículo que bateu em um ônibus nas esquinas das ruas Arauá e Maruim, quando retornavam de uma entrevista. Além do casal, outras três pessoas da equipe estavam no carro foram socorridas, com ferimentos leves, e encaminhadas a um hospital de Aracaju. E segundo a polícia, elas foram identificadas como: Cleberton José dos Santos, João Paulo Tavares da Silva e Paulo Texeira de Carvalho.
 
 
 
 
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou através de nota o estado de saúde das vítimas: Ceberton José dos Santos, 35 anos, dirigia o carro de passeio, foi retirado das ferragens e estava consciente, desorientado, com sangramento auditivo, mas sem sinais de fratura. Paulo Teixeira de Carvalho, 38 anos, estava sem sinais de fratura e reclamando de dor lombar.
 
 
 
 
João Paulo Tavares da Silva, 32 anos, também não apresentou fratura e apresentou dores no tórax.
 
 
 
 
O Instituto Médico Legal (IML) de Sergipe informou que os corpos já foram recolhidos e aguarda os familiares para serem liberados.
 
 
Fonte: G1/SE.

NOTA DE PESAR DA DEPUTADA CRISTIANE DANTAS PELA MORTE DA EX-GOVERNADORA VILMA DE FARIA

NOTA DE PESAR
 

"A partida da professora Wilma de Faria deixa uma lacuna sem precedentes na política e na área social do Rio Grande do Norte. O povo potiguar é testemunha do seu legado de pioneirismo como deputada federal constituinte, prefeita de Natal, governadora do Estado, vice-prefeita e vereadora de Natal. Um exemplo de mulher empoderada a ser seguido.  Solidarizo-me com os filhos, netos, companheiro e amigos neste momento de pesar".
 
 

Cristiane Dantas – Deputada Estadual

RÚSSIA PODE TER MATADO LIDER DO ESTADO ISNLÂMICO

O ministro da Defesa russo afirmou nesta sexta-feira (16) que um ataque aéreo do país pode ter matado o líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, informou a agência de notícias Tass.
 
 
 
 
O ataque que pode ter matado al-Baghdadi foi feito em 28 de maio em Raqqa, cidade no centro-norte da Síria que é o principal reduto do grupo terrorista no país, segundo o ministro Sergei Shoigu.
 
 
 
 
O alvo era um encontro de líderes do Estado Islâmico e a Rússia busca confirmar a morte de al-Baghdadi, de acordo com o ministro.
 
 
 
 
"Segundo informações que estão sendo checando por diversos canais, o líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, que foi eliminado pelo ataque aéreo, também estava presente no encontro", informou o ministério segundo a agência de notícias RIA.

 

POLÍCIA ENCONTRA 400 MIL PÉS DE MACONHA E 1 TONELADA DA DROGA NA BA

Quatrocentos mil pés de maconha foram erradicados e uma tonelada da droga, que estava em processo de secagem, foi apreendida na tarde desta quinta-feira (15), no povoado de Lagoa Nova, no município de Canarana, no norte da Bahia. A ação foi realizada por policiais militares do Policiamento Especializado Semiárido (Cipe/Semiárido).
 
 
 
 
 
 
 
 
De acordo com a polícia, quando a guarnição chegou no local onde a droga estava, foi recebida a tiros e, no revide, um suspeito foi baleado. Ele foi encaminhado para um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos. Com o criminoso, foram encontradas uma arma de fogo, munições e duas porções pequenas de maconha.
 
 
 
 
 
Ainda conforme a polícia, durante a ação os policiais perceberam que havia uma casa e um acampamento entre a plantação da maconha. O material foi queimado e a situação registrada na delegacia da região. Segundo a PM, outros suspeitos estavam no local da ação no momento da chegada da polícia, mas conseguiram fugir. O número de criminosos que estava no local não foi divulgado.
 
 
Fonte: G1/BA - Fotos: Cipe/Semiárido.
 

MORRE A 'GUERREIRA' WILMA DE FARIA, EX-GOVERNADORA DO RN

Morreu no final da noite desta quinta-feira 15, feriado de Corpus Christi, aos 72 anos, a ex-governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria. Wilma, que cumpria mandato como vereadora de Natal, estava internada no Hospital São Lucas desde a última semana para continuar o tratamento contra um câncer no duodeno. Nos últimos dias, seu estado de saúde havia se agravado. Ela respirava com a ajuda de aparelhos, mas não resistiu.
 
 
 
 

A morte da ex-vereadora, que havia tirado licença da Câmara Municipal de Natal, sendo substituída por Dickson Nasser Jr. (PSDB), foi confirmada às 23h40. Ela deixa quatro filhos – a deputada estadual Márcia Maia (PSDB), Ana Cristina Maia, Cíntia Maia e Lauro Maia – e 13 netos.
 
 
 

O corpo de Wilma de Faria será velado no Palácio da Cultura, na Praça 7 de Setembro. O sepultamento, por sua vez, ocorre no Cemitério Morada da Paz, em Emaús.
 
 


Mestra em Educação e especialista em Sociologia, Wilma Maria de Faria nasceu em Mossoró, na região Oeste, e cresceu em Caicó, no Seridó. Era professora aposentada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde se licenciou em Letras.





Sua trajetória política foi marcada pelo pioneirismo e ousadia. Quebrando a forte herança machista no estado, Wilma foi eleita a primeira deputada federal pelo RN em 1986, atuando em defesa dos direitos dos trabalhadores – o que lhe rendeu nota 10 do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).
 
 
 
 

Em 1988 se elegeu a primeira prefeita de Natal, cidade que administrou por três mandatos (1988, 1996 e 2000). Já no ano de 2002 marcou mais um capítulo da história política do estado, ao ser eleita a primeira mulher a governar o Rio Grande do Norte, liderando uma frente de pequenos partidos. Foi reeleita em 2006.
 
 
 
 

Wilma de Faria também foi vice-prefeita da cidade do Natal entre 2012 e 2016, e presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB/RN) por 20 anos. Atualmente era vereadora de Natal pelo Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB) para a legislatura 2017-2020.

 

36 TONELADAS DE MOTOS "CINQUENTINHAS' SÃO PRENSADAS NO PE

Após passarem seis meses ocupando espaço no depósito de veículos do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco, na Zona Oeste do Recife, 36 toneladas de motos de até 50 cilindradas foram prensadas na manhã desta quinta-feira (15). Nos próximos dias, outras 70 toneladas passarão pelo mesmo processo. Ao todo, são 1.786 cinquentinhas estocadas que serão transformadas em aço e ferro para a construção civil.
 


 





 
Depois do processo de prensa, elas são levadas ao forno siderúrgico para virar o material usado na construção civil. Atualmente, encontram-se estocadas 1.786 cinquentinhas, de um total de 3.185 recolhidas nas ruas e estradas. Ou seja, serão prensadas mais da metade das motos que foram apreendidas.
 

 
 
 
Esse produto entra como matéria prima para a produção do aço. Ou seja, ela é derretida e transformada em tarugos e vergalhões”, explicou o gerente regional da Gerdau, empresa responsável pelo processo, Eli André.
 
 
 
 
O diretor-presidente do Detran, Charles Ribeiro, explicou que, depois da apreensão, o condutor da cinquentinha tem um prazo de 60 dias para recuperar a moto. Caso ele não o faça, o veículo pode ser leiloado ou virar sucata.
 
 
 

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...