15 de maio de 2023

MULHERES REALIZAM SONHO DE SE TORNAREM MÃES COM REPRODUÇÃO ASSISTIDA NO RN

Mulheres potiguares têm realizado o sonho de se tornarem mães com um auxílio importante da ciência e das novas tecnologias. Entre os métodos mais utilizados estão a fertilização in vitro e a inseminação artificial.

 

Um dos espaços mais importantes no estado para esses procedimentos no RN atualmente é o Centro de Reprodução Assistida da UFRN, que atua através do Sistema Único de Saúde (SUS) e há mais de 10 anos tem colaborado com casais que tentam engravidar.

 

Atualmente, a unidade tem realizado cerca de 250 procedimentos por ano no estado.

 

Entre os procedimentos realizados no Centro de Reprodução Assistida da Maternidade, a inseminação artificial não necessita da retirada de óvulos do corpo da mulher. O sêmen é injetado diretamente no útero.

 

Ja na fertilização in vitro, o óvulo é fertilizado no laboratório, fora do corpo da mulher. Depois de fecundado, é implantado no útero.

 

O Centro de Reprodução Assistida existe há 10 anos na Maternidade Escola Januário Cicco. Nesse período, foram mais de 4 mil consultas para auxiliar casais com dificuldades de engravidar de forma natural.

 


ATENÇÃO! PAGAMENTO DE DÉBITOS ELEITORAIS PODE SER FEITO SEM SAIR DE CASA

Eleitores em dívida com a Justiça Eleitoral podem emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagar as multas devidas pela internet sem precisar ir ao cartório eleitoral. O serviço está disponível on-line na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nos portais dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e pode ser acessado a qualquer momento. 

 

Para consultar as pendências, basta acessar a área de Quitação de multas ou o Autoatendimento eleitoral, disponível na aba de Serviços eleitorais do site. O eleitor não precisa comprovar o pagamento no cartório, pois a comprovação ocorre de forma automática por meio do Sistema Elo, em até 48 horas após o recolhimento do valor, tempo necessário para compensação bancária do boleto. Se o pagamento for feito por PIX ou cartão de crédito, a quitação se dará de forma automática, em alguns segundos. 

 

Está passível de multa quem que não justificou a ausência às eleições, não se apresentou aos trabalhos eleitorais ou realizou o alistamento eleitoral fora do prazo legal (artigo 8º do Código Eleitoral). Com o pagamento, esse eleitor em situação regular com a Justiça Eleitoral.

QUATRO POLICIAIS MORTOS POR COLEGA EM DELEGACIA DE CIDADE DO CE

Um policial civil do Ceará, identificado pelo apelido de “Dourado”,  está sendo investigado por matar, a tiros, quatro colegas do trabalho em Camocim, cidade do Norte do Ceará. Os corpos já foram retirados do local e levados para a Perícia Forense do município de Sobral.

 

O suspeito está sob custódia da Polícia Militar e "em estado de choque", segundo sua advogada. Ao todo, são três escrivães e um inspetor mortos na Delegacia Regional da cidade.

 

A Polícia Civil identificou as vítimas como os escrivães Antônio Claudio dos Santos, Antônio José Rodrigues Miranda e Francisco dos Santos Pereira, e o inspetor Gabriel de Souza Ferreira.

MULHER SERIDOENSE E MARIDO SÃO BALEADOS EM ESTRADA NA PB

Um casal foi baleado na manhã desta quarta-feira, (27), quando se deslocava de moto em uma carroçável estrada   no município de São Bento/...