12 de março de 2015

DROGAS, ARMAS E JOIAS SÃO APREENDIDAS PELA POLÍCIA MILITAR DO RN

A ação conjunta dos Policiais Militares da Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM) junto das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicleta (ROCAM) e Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) resultaram em uma grande apreensão de armas e drogas na Redinha Nova, zona norte de Natal.

Os policiais chegaram a dois locais por meio de uma denúncia anônima. A primeira casa foi na Rua Cabedelo, onde encontraram drogas, armas e joias roubadas. Já na Rua Piaba, os policiais encontraram uma espingarda calibre 12, várias balanças de precisão e muitas drogas.

Os policiais encaminharam o material apreendido a Delegacia de Plantão da Zona Norte (DPZN) para as devidas providências.

Fonte: 190/RN.

MINISTÉRIO PÚBLICO EXIGE QUE PREFEITO DE CIDADE DO RN DEMITA PARENTES DE POLÍTICOS DE CARGOS COMISSIONADOS

mprn_logoO Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) emitiu recomendação para o prefeito de Alto do Rodrigues. O chefe do Executivo do Município deverá no prazo de 30 dias exonerar do cargo comissionado de Coordenador de Esportes, de Secretária Adjunta de Finanças e de Secretário Adjunto de Tributação, Francisco Ionaldo dos Santos, Yara Régia Rocha Rodrigues e Rômulo Jackson da Costa Sena, respectivamente.

Para emitir a recomendação, a Promotoria de Justiça da Comarca de Pendências, responsável por Alto dos Rodrigues, levou em consideração o parentesco dos comissionados relacionados com o próprio prefeito e com parlamentares. Francisco Ionaldo dos Santos, que ocupa o cargo de coordenador de Esportes, é irmão de vereador do Município (parente colateral em segundo grau). Yara Régia Rocha Rodrigues, secretária adjunta de finanças, é sobrinha do prefeito (parente colateral em terceiro grau). Já Rômulo Jackson da Costa Sena, secretário adjunto de Tributação, é tio de vereador do município (parente colateral em terceiro grau).


Nenhum desses cargos é considerado como primeiro escalão municipal (de natureza política), o que torna tais nomeações prática indiscutível de nepotismo na administração municipal de Alto do Rodrigues.


Por isso, a recomendação é dirigida ao prefeito, detentor da atribuição de nomear e exonerar ocupantes de cargos comissionados e funções gratificadas no âmbito do Poder Executivo do respectivo município.


O não atendimento à recomendação acarretará a tomada de todas as medidas judiciais e extrajudiciais necessárias à implementação.

EQUADOR CELEBRA 52 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

A Prefeitura de Equador está comemorando os 52 anos de fundação do município. Uma programação envolvendo as áreas de Educação, Saúde, Esporte, Cultura e o Social foi montada para celebrar a data. No sábado, a partir das 19h, três shows acontecerão com a participação de Renato Marinho, Cleiton Pinheiro e a banda Deixe de Brincadeira na praça de eventos. As comemorações começaram no dia 08 com a I Cavalgada que reuniu cerca de 300 cavaleiros e segue até o dia 17, data de aniversário da cidade.

IMG-20150312-WA0005

PROGRAMAÇÃO

13/03/2015 - sexta -

(8h às 12h) - AÇÕES DE CIDADANIA:

1. TENDA DA SAÚDE:

• Aferição de pressão arterial;

• Teste de glicemia capilar (em jejum);

• Teste rápido de Sífilis e HIV;

• Distribuição de preservativos;

• Classificação do grupo sanguíneo;

• Participação da equipe técnica da URSAP – Caicó;

2. TENDA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL:

• Banco do Nordeste/ linha de crédito rural;

• Consulta Defensoria Pública;

• Consulta do INSS;

• Emissão de CPF;

• Emissão de carteira de identidade;

• Balcão do empreendedor SEBRAE;

• Entrega dos certificados dos cursos do Pronatec;

• Conselho de Direito/Conselho Tutelar;

3. TENDA DA EDUCAÇÃO:

• Amostragem dos dados educacionais do Plano Municipal de Educação;

• Lançamento do Projeto: Equador 52 anos: Trilhando no mundo da oralidade, leitura e escrita. Junte-se a nós!

9h e10h/14he15h - Mini palestras de ingresso nas forças armadas: Exercito/Marinha/Aeronáutica e Exposição Estática de Foguetes –

Resp. Centro de Lançamento da Barreira do Inferno;

Clientela: (alunos de 6º ao 9º ano e Ensino Médio);

LOCAL: AUDITÓRIO DA PREFEITURA

19h - SHOW CULTURAL artistas da terra:

• Apresentações: Christus no sentido da vida – grupo shalom;

• Grupo El Shaday; Filarmônica Santa Cecília; Repentista Primo;

• Edjane Silva; Vicente Vanildo;

• João Jesuino; Aderson Nunes;

• Robson Sabino e Elton Moura.

14/03/2015 - sábado -

9h -INAUGURAÇÃO DA QUADRA: JOGO INAUGURAL – EQUIPE DO ANTIGO PALMEIRAS X CRUZEIRO

16h – MEIA MARATONA DA SAÚDE;

16h 30 min. – II CONEXÃO SAÚDE NA PRAÇA:

• Atividades de treino funcional;

• Atividade de aeróbica;

• Atividades de jump;

• Acompanhamento com o nutricionista (NASF) com IMC: índice de massa corporal;

(Organização: Universitários do curso de Educação Física);

OBS: TRAJE PARA ATIVIDADE ESPORTIVA

19h – ARRASTÃO – Animação: Renato Marinho –( Saindo do Ginásio com os blocos carnavalescos);

22h - FESTA DE EMANCIPAÇÃO – ANIMAÇÃO: Cleitom Pinheiro e Banda Deixe de brincadeira.

15/03/2015 – domingo

10h - TORNEIO DE EMANCIPAÇÃO

GINÁSIO GILSÃO

16/03/2015 – segunda –

8h - CIRCUITO DE BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS;

LOCAL: PRAÇA DE EVENTOS

9h - AUDIÊNCIA PÚBLICA – AÇÕES DE COMBATE E CONVIVENCIA COM A SECA EM EQUADOR.

LOCAL: AUDITÓRIO DA PREFEITURA

17/03/2015 – terça -

5h - ALVORADA nas ruas da cidade com a Filarmônica Santa Cecília;

7h - HASTEAMENTO DOS TRÊS PAVILHÕES: Nacional, estadual e municipal na Praça;

19h – MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS;

GOVERNADOR CONHECE REFORMA DO HOSPITAL REGIONAL DE MACAÍBA E FAZ OUTRAS VISITAS

O Governador Robinson Faria e o secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, visitaram o Hospital Regional Alfredo Mesquita, em Macaíba, e viram de perto a reforma e ampliação que permitiu o aumento de 21 para 51 leitos do Hospital, além da criação do Centro de Recuperação de Operados e a possibilidade de implantação do Projeto Rede Cegonha, que o tornará também uma maternidade. Atualmente, o Hospital só faz atendimento em Clínica Geral, mas a expectativa é que, com essa reforma, após quase quatro anos de interdição, o Hospital volte a fazer cirurgias gerais e obstétricas.

12.03 Visita à Macaíba - Foto Rayane Mainara (4)

De acordo com informações da secretária Municipal de Saúde de Macaíba, Silvana Cosme Pereira, já estão assegurados os recursos e nos dias 17 e 19 desse mês serão abertas licitações para aquisições de gazes e equipamentos. “Fizemos um projeto para assegurar recursos na ordem de R$ 530 mil através da Rede Cegonha. Após essa licitação precisamos que a Sesap reabilite profissionais necessários para o funcionamento do Hospital”, disse Silvana. De acordo com Lagreca, deverá ser feito um plano para que o hospital volte a funcionar de forma ininterrupta. “Com essa reforma o Hospital ficou grande e precisamos ver qual será seu perfil, assim como também ele poderá ser usado para desafogar atendimentos em outros hospitais regionais”. O Governador Robinson Faria disse na ocasião da visita que o Governo fará o que estiver ao alcance de sua equipe para que o Hospital amplie seus atendimentos no tempo hábil possível.

12.03 Visita à Macaíba - Foto Rayane Mainara (7)

Casa de acolhimento e CAIC

O Governador também foi conhecer a pedido do prefeito de Macaíba, Fernando Cunha, a Associação Macaibense de Acolhimento Institucional (AMAI), que faz acolhimento de crianças em situação de risco, sejam eles por abandono, abuso, violência ou situação de rua. As crianças acolhidas na Associação são encaminhadas pelo Juizado da Infância e Adolescência. A capacidade é para 20 crianças e adolescentes de zero até 18 anos. No momento, estão acolhidas sete infantes.

12.03 Visita à Macaíba - Foto Rayane Mainara (1)

Robinson Faria também visitou o Caic de Macaíba, onde funciona a Escola Estadual Deputado Jessé Pinto Freire Filho e cuja estrutura está necessitando de manutenção. Para se ter uma ideia, das 22 salas disponíveis, estão sendo ocupadas apenas a metade. Estruturas como berçário e creche estão desativadas. O Governador ficou impressionado com o tamanho do local e acredita que lá pode vir a ser um grande centro profissionalizante.

A POESIA DO “PRIMO POETA”; DEVERIA ESTÁ NA LISTA

 

clip_image002

DEVERIA ESTÁ NA LISTA:

Roubou a perder de vista

Fez um grandepé de meia,

Quando o assunto é cadeia

Tiram seu nome da lista.

Com maioria petista

No Supremo Tribunal,

A lei se torna banal

Perde força e argumentos,

E recebe os comprimentos

Do governo serviçal.

Por: Primo Poeta.

COMBATE À SECA É TEMA DE AUDIÊNCIA NA ASSEMBLEIA

O combate à estiagem no Rio Grande do Norte será tema de audiência pública na manhã desta sexta-feira (13). O evento ocorrerá no Plenário na Assembleia Legislativa, a partir das 9h30, e pela primeira vez utilizará o recurso de videoconferência, integrando outros municípios do interior do estado. Dessa vez, a população de São Tomé e Angicos participará da discussão através do recurso.


Atualmente, o Rio Grande do Norte sofre com o colapso de água e, de acordo com os dados da Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN), dez municípios estão em colapso no abastecimento: Pilões, Doutor Severiano, Antônio Martins, Carnaúba dos Dantas, João Dias, Luís Gomes, Paraná, Riacho de Santana, São Miguel e Tenente Ananias. Outras quatro cidades estão em rodízio de abastecimento: Acari, Caicó, Currais Novos e Equador.


O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PMDB), lembrou ainda da importância de debater o assunto com a população nos municípios.


Além dos deputados estaduais, confirmaram presença na discussão representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria de Estado de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetarn) e Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), além de prefeitos e representantes da sociedade civil.

APÓS NEGOCIAÇÕES, PRESOS TERMINAM COM REBELIÃO EM PRESÍDIO DO RN

No início da noite desta quarta-feira (11), após uma intensa negociação com a presença de uma comissão de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejuc), Polícia Militar, OAB e Direitos Humanos, os detentos do Pavilhão 1, da Penitenciária de Alcaçuz encerraram a rebelião.

Rebelião durou mais de 9 horas (Foto: Wellington Rocha)

Segundo a coordenadora de Direitos Humanos da Sejuc, Adna Lígia Dias, foram propostas a remoção dos presos para a quadra do pavilhão, onde receberiam água e comida. A remoção seria feita sem a interferência da polícia.

A rebelião teve início por volta das 9h, após a suspensão das visitas íntimas nos pavilhões 1 e 4, em decorrência da descoberta de túneis e um plano de fuga. No pavilhão 4, a situação foi controlada mais cedo com ação do BPChoque, mas a estrutura foi totalmente depredada. 66 presos tiveram que ser transferidos, sendo 36 para o presídio provisório da Zona Norte, 10 para o CDP de Candelária e 20 para o Pavilhão.

No Pavilhão 1, os presos ficarão na quadra, enquanto os agentes penitenciários farão revista e em seguida eles retornarão para as celas.

Fonte: Portal no Ar.

PLEITO DE 2016 NO MUNICÍPIO EM CAICÓ TERÁ IDENTIFICAÇÃO POR BIOMETRIA

untitledOs 45 mil eleitores do município de Caicó terão que fazer o cadastramento para o sistema de identificação por biometria. O sistema de identificação através da digital no momento do voto já deverá ser usado nas próximas eleições de 2016.

Apesar de ainda que ter havido a convocação oficial, os eleitores já podem procurar a central do cidadão daquela cidade para se adequarem ao novo sistema de identificação eleitoral.

FEMURN E FECAM CONVIDAM GOVERNADOR PARA PARTICIPAR DO I ENCONTRO DE PREFEITOS E VEREADORES DO RN

O Governador Robinson Faria recebeu em audiência no início da noite desta quarta-feira, 11, o prefeito de Mossoró e presidente da Federação dos Municípios do RN – FEMURN, Francisco José Silveira Júnior e o presidente da Câmara Municipal de Mossoró e presidente da Federação das Câmaras Municipais do RN – FECAM, vereador Jório Nogueira. O prefeito e o vereador entregaram ao Governador convite para participar do I Encontro de Prefeitos e Vereadores do RN que acontece no próximo dia 20, em Natal.

Femurn entrega de convite para encontro de Prefeitos e vereadores fot Ivanizio Ramos5

O encontro será realizado na Escola de Governo, a partir das 15 horas e terá como palestrante o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab. O ministro, que foi prefeito da cidade de São Paulo, vai falar sobre o tema “Oportunidades para os municípios”. Robinson Faria também fará pronunciamento sobre o tema “Municipalismo e orçamento participativo”.

A audiência aconteceu na sede da Governadoria e contou ainda com a participação do prefeito de Assu e vice-presidente da FEMURN, Ivan Júnior, do diretor da instituição, Edivan Martins e do deputado estadual e ex-prefeito do município de São Miguel, Galeno Torquato.

SEIS PESSOAS SOBREVIVEM APÓS AVIÃO CAIR EM COMUNIDADE INDÍGENA NO AM

CNT_EXT_213064Uma aeronave com seis passageiros caiu na comunidade indígena do Umariaçu 2, no município de Tabatinga, a 1.108 km de Manaus, na noite desta quarta-feira (11). O aeroporto da cidade estava fechado no momento do acidente por conta de fortes chuvas. As vítimas teriam sofrido apenas ferimentos leves.

A aeronave prefixo PTT-EE, modelo Caravan, caiu por volta das 19h na comunidade que fica localizada próximo à pista de decolagem e pouso do aeroporto de tabatinga.

O comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Tabatinga, capitão Álvaro Cabral Júnior, informou que a aeronave apresentou um problema ainda não identificado e caiu. "A aeronave vinha de Ipiranga a caminho de Tabatinga, inclusive ela já estava próxima do destino", contou.

Segundo o capitão, algumas das vítimas sofreram torções nos pés, enquanto outras sofreram escoriações. "Não tivemos nenhum óbito. O avião caiu próximo à pista do aeroporto de Tabatinga e os bombeiros já realizaram os resgates", disse.

As vítimas do acidente foram levadas ao hospital do município para passar por avaliação médica. "Segundo informações preliminares, as vítimas passam bem, sem maiores prejuízos à saúde", garantiu o capitão Álvaro Cabral Júnior.

No momento da queda, o aeroporto de Tabatinga estava fechado, segundo o capitão. O motivo seria o mau tempo, que teria resultado em fortes chuvas na região durante toda a noite desta quarta.

Segundo a assessoria de comunicação do 7º Comando Aéreo Regional, a área do acidente será isolada pela aeronáutica. Uma equipe do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronaúticos (Seripa 7) será encaminhada ao município de Tabatinga para investigar as causas do acidente.

Foto: Ilustração.

“GOVERNO DILMA QUEBRA REGRAS E PREJUDICA EDUCAÇÃO COM CORTES NO FIES”, ROGÉRIO MARINHO

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados se reuniu nesta quarta-feira (11) com o secretário executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa. Na oportunidade, o deputado federal Rogério Marinho (PSDB) questionou ao representante do governo os cortes orçamentários promovidos pela presidente Dilma Rousseff, especialmente no Fies, o que tem prejudicado diretamente milhares de estudantes brasileiros.

Rogério na comissão de educação 1

"Nós estamos com pelo menos a metade dos estudantes atendidos pelo Fies com problemas para continuar os estudos. Há uma queda no sistema, uma reclamação generalizada. O governo quebra regras estabelecidas anteriormente e isso prejudica diretamente o mercado na área da educação. E já é uma prática deste governo mudar regras no meio do jogo, desestruturando a economia, neste caso a relacionada ao setor educacional", disse Rogério Marinho.

O tucano disse lamentar a postura adotada pela gestão Dilma Rousseff, mas que entendia as dificuldades expostas pelo secretário Luiz Cláudio Costa. "Embora na eleição que passou essa dura realidade não tenha sido exposta como deveria, e agora o povo brasileiro é que está pagando o preço pesado por tudo isso", completou.

Rogério Marinho também questionou o auxiliar do ministro Cid Gomes sobre os cortes no orçamento anunciados pela presidente. Apenas na Educação, seriam cerca de R$ 14 bilhões a menos, informação não confirmada pelo membro do MEC. "Quem está falando a verdade, é o MEC ou o ministro Levy? Acho que nesse caso Levy tem uma tesoura mais forte, o que desnuda esse jargão utilizado pela presidente, de pátria educadora".

ATENÇÃO! CASA DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER DURVAL PAIVA MOSTRA SUAS AÇÕES

Capacitar para diagnosticar

Tem início nesta quinta, 12/03, a capacitação de mais uma turma da Equipe da Estratégia da Saúde da Família da cidade de Canguaretama/RN, patrocinada pelo Instituto Ronald McDonald. As aulas sobre o Diagnóstico Precoce do câncer infantojuvenil serão ministradas pela equipe multidisciplinar da Casa Durval Paiva.

Diagnosticoprecoce

Há 20 anos Celebrando Vidas

A InterTv Cabugi já veicula vídeo da Campanha dos 20 anos da Casa Durval Paiva, convidando toda a sociedade potiguar a continuar Celebrando Vidas, proporcionando o resgate da cidadania de centenas de crianças e adolescentes. O primeiro vídeo traz o testemunho de Fernando Paiva Campos, precursor da história da Casa. Confira: https://www.youtube.com/watch?v=wk23EEA5big

logo20anos

Capacitação para as Mães

Começa na próxima segunda, 16 e segue até o dia 27/03 o curso de lembrançinhas em feltro direcionado às mães da Casa Durval Paiva, oferecido pelo Sistema Fecomércio do Rio Grande do Norte, por meio do programa de comprometimento e gratuidade do Sesc RN.

Oficinaartes_maesdurvalpaiva

Uma Casa nova para Micherlane

A paciente Micherlane Oliveira de 19 anos, residente na cidade de Extremoz/RN, foi contemplada no dia 09/03 com uma casa nova construída pela Casa Durval Paiva com patrocínio do Instituto Ronald McDonald, dentro do Projeto Vida.

Casaprojetovida

9 mil seguidores

Já são 9 mil os internautas que abraçaram a causa junto com a Casa Durval Paiva e compartilham solidariedade na luta pela vida através do facebook. Compartilhe essa ideia.

https://www.facebook.com/casadurvalpaiva

facebook

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...