31 de outubro de 2014

MULHER É SALVA APÓS PASSAR 6 H SOTERRADA

Após seis horas presa nos escombros, Simone Ferreira, de 35 anos, foi resgatada por uma equipe do Corpo de Bombeiros em Vitória, na madrugada desta sexta-feira (31). Uma encosta desabou e atingiu a casa da mulher no bairro Caratoíra, por volta das 20h, durante as fortes chuvas que atingiram a Grande Vitória. Além dela, o marido e dois filhos, uma menina de 12 anos e um menino de 9, estavam na residência no momento do acidente. O homem e as crianças conseguiram sair a tempo e foram encaminhados para um hospital de Vitória. A mulher está internada no Hospital São Lucas, na capital. O estado de saúde dela é estável.

Segundo o capitão Siwamy do Corpo de Bombeiros, Simone passou a maior parte do resgate lúcida. "Ela ficou todo tempo consciente, sentiu muitas dores e estava muito presa. Tinha móveis, tinha parede. Estava tudo forçando a perna dela", contou.

Equipes do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal e da Polícia Militar acompanham o resgate. Para manter Simone acordada foram necessários oxigênio e remédios que mantiveram o corpo aquecido. O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, e os vizinhos do casal acompanharam o resgate.

Mulher ficou embaixo dos escombros da casa por seis horas (Foto: Yuri Barichivich/ PMV)

A energia foi desligada para não comprometer o trabalho dos bombeiros. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) deu apoio aos trabalhos.

O dono do imóvel, que é patrão do casal, contou que parte do barranco já havia desabado no domingo (26), mas que não atingiu a casa. Eles moravam no local havia três anos. Segundo ele, a Defesa Civil vistoriou o local, mas não o interditou. Procurado, o órgão alegou que o terreno estava interditado desde o final de semana. "A família retornou para um lugar de risco. Uma área interditada pela Defesa Civil. Nós temos laudos da prefeitura que comprovam que estava interditada", disse Jonathan Jatorno, da Defesa Civil.

Prefeitura faz limpeza de terreno após casa desabar em Vitória (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)

Nesta sexta-feira (31), uma equipe da prefeitura fazia a limpeza do terreno. Até o início da manhã, 20 caminhões de entulho, com quase 180 toneladas foram retirados do local. O terreno fica abaixo do morro do Quadro.

A POESIA DO “PRIMO POETA”; O QUARTO DERROTADO

clip_image002

O QUARTO DERROTADO:

Ao sair do incarnado

Começou o seu jejum,

Pois o Papa Jerimum

Não podia ter virado.

Andou mal acompanhado

Deixou de me visitar,

Logo na preliminar

Discordei dos seus conchaves...

Sendo pra votar num Alves

É melhor Deus me levar.

Por: Primo Poeta.

GOVERNADOR ELEITO PARTICIPA DE HOMENAGENS NO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

A transparência e os investimentos feitos pelo Governo do Estado foram comentados pelo presidente do presidente do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes durante solenidade nesta sexta-feira (31) em Natal. O presidente do TCU recebeu a Medalha do Mérito Governador Dinarte Mariz, homenagem do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN).

SAM_0333

Durante seu discurso, Augusto convidou o governador eleito Robinson Faria (PSD) a conhecer os relatórios da gestão pública em todo o Brasil no próximo dia 17 de novembro em Brasília. Além de Robinson, os governadores eleitos na eleição deste ano devem participar do curso que terá encaminhamento de como deve ser o relacionamento entre o Governo e órgãos fiscalizadores, garantindo mais transparência na atividade pública.

SAM_0330

A reunião com os governadores será feita pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) onde será apresentada a realidade do Brasil nas áreas da educação, saúde, segurança. “Vamos levar os desafios da administração pública do Rio Grande do Norte, principalmente em relação a investimentos na segurança e saúde”, destacou Robinson.

O governador eleito reafirmou seu compromisso com a meritocracia e o diálogo na administração do Rio Grande do Norte.

VEREADORES ACUSAM PRESIDENTE DA CÂMARA DE JARDIM DE PIRANHAS DE NÃO REALIZAR SESSÃO PARA COMEMORAR ANIVERSÁRIO

Os vereadores Jarles Cavalcanti e Gute, ambos do PSD, externaram suas revoltas nas redes sociais após voltarem da câmara municipal e se depararem com a mesma fechada. O vereador Jarles disse que voltou indignado e culpou o presidente Luis Macaco por articular junto com a mesa diretora o boicote da sessão desta quinta. ”É compreensível que o vereador Luis Macaco por esta aniversariando não desejasse a sessão, agora achar-se no direito de tirar dos outros vereadores o direito de participar isto é no minimo uma atitude arbitrária e autoritária“. Jarles ainda denunciou que em 30 dias os vereadores tiveram apenas uma sessão.

Gute e Jarles

O vereador Gute também reforçou a indignação do colega e afirmou que isso é corriqueiro quando diz que na semana anterior também não foi comunicado que não haveria sessão. “Semana passada também não fui nem comunicado da decisão de haver sessão, quanto mais consultado. Estive lá e até o prédio da câmara estava fechado“.

O presidente esteva comemorando o seu aniversário, motivo suficiente para faltar a mais uma sessão. É o dinheiro público sendo jogado fora, pois de quatro sessões, apenas uma foi realizada.

OPERAÇÃO DA PM EM NATAL DEIXOU 05 SUSPEITOS BALEADOS, 08 ARMAS E 03 KG DE MACONHA APREENDIDOS

A operação realizada pelo Batalhão de Operações de Choque, na tarde desta quinta-feira (30), no bairro das Quintas, terminou com cinco suspeitos de crimes feridos. Eles teriam reagido a uma abordagem quando estavam em uma residência, atiraram contra os policiais e, no tiroteio, foram baleados. O bando fugiu para dentro do mangue, mas acabaram alcançados pela polícia.

Os policiais socorreram os jovens baleados, com ajuda inclusive do Corpo de Bombeiros. O major Marlon informou ao Portal BO que quatro estão em estado bastante grave e foram socorridos para o hospital. Outro homem foi baleado de raspão na perna e acabou preso ainda durante a abordagem na casa onde funcionava um ponto de venda de drogas.

No local, os policiais apreenderam três pistolas, sendo uma pertencente à Polícia Militar, bem como cinco revólveres e aproximadamente três quilos de maconha. A ação se deu na Rua Rio Potengi. Após a abordagem e com a fuga dos criminosos, o BPChoque solicitou reforço para tentar encontrá-los.

O helicóptero da Secretaria de Segurança Pública auxiliou as equipes em diligências para encontrar os suspeitos no mangue.

Fotos: 190/RN.

JUSTIÇA CONDENA EX-PREFEITO DE CIDADE SERIDOENSE POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

untitledO ex-prefeito de Jucurutu, Nelson Queiroz Filho, e as empresas Soluções – Sistemas, Métodos e Informática Ltda e a Concsel Concursos e Seleção de Pessoal Ltda, foram condenados pelo juiz de Direito Herval Sampaio Júnior por terem praticados atos de improbidade administrativa, fraudando concurso público realizado em 2007. O processo tramita na Comarca de Jucurutu.

O juiz Herval Sampaio acatou pedido formulado pelo Ministério Público Estadual em ação civil de improbidade administrativa e condenou Nelson Queiroz Filho à perda da função pública, suspensão dos direitos políticos pelo prazo de quatro anos, proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos. As empresas também sofreram as mesmas penas.

Na ação, o Ministério Público Estadual discorre sobre irregularidades, como a relatada por dois candidatos que participaram de concurso público do município de Jucurutu. Os candidatos alegaram que a correção dos seus gabaritos, os quais foram anotados na ocasião da realização da prova, com o gabarito disponibilizado na Internet no dia 14 de maio de 2007, não correspondiam ao resultado oficial do concurso publicado em 31 de maio de 2007.

O MP narra ainda que no dia 5 de junho de 2007, uma das candidatas compareceu na Promotoria de Justiça, noticiando que uma outra candidata aprovada em primeiro lugar para o cargo de auxiliar de secretaria havia entregue o seu gabarito com aproximadamente cinco questões marcadas, bem como alegou que de acordo com a sua correção teria acertado 21 questões, mas com o resultado final somente havia feito 13 questões.

Segundo a ação ministerial, a partir do exame dos documentos do procedimento licitatório, foram identificados diversos ilícitos: falta de determinação de preço no valor da licitação, impedindo a determinação da modalidade licitatória; a falta de habilitação jurídica dos licitantes e a falta de regularidade fiscal de um deles; a montagem do procedimento licitatório e o conluio de licitantes, quando se verificou que duas das empresas que participaram do certame apresentavam no quadro societário o mesmo sócio.

Os candidatos revelaram ao MP, que o boato na cidade seria de que o presidente da Câmara de Jucurutu, Márcio Araújo Soares, influenciou no resultado do concurso, conseguindo ilicitamente aprovação de parentes e apadrinhados políticos; e que a formulação de um segundo gabarito foi feito única e exclusivamente para aprovar os apadrinhados do Presidente da Câmara.

Ainda segundo a ação ministerial, o concurso foi maculado de ilegalidades praticadas pelo ex-prefeito Nelson Queiroz Filho em conluio com a empresa Soluções, realizadora do certame, quando utilizou artifícios para aprovar seus eleitores, bem como os parentes do presidente da Câmara, Márcio Araújo Soares, seu correligionário político, possivelmente em troca de favores entre o Executivo e o Legislativo municipal.

Na sentença, o juiz Herval Sampaio afirma: “Resta patente o conluio entre o ex-gestor e a empresa vencedora do certame licitatório, no sentido de ambos arquitetaram e puseram em operação um verdadeiro esquema destinado à aprovação de pessoas pré-determinadas no certame, objetivo, por exemplo, que se tornou possível através da estratégia de orientar o candidato a, comparecendo à prova, não responder o gabarito (ou responder parcialmente), possibilitando que, posteriormente, o mesmo fosse preenchido com base no gabarito oficial e na nota que se pretendia atribuir àquele candidato, manipulando o resultado e a ordem classificatória”.

CIDADE NO CEARÁ DISPONIBILIZA SÓ 20 LITROS DE ÁGUA AO DIA POR PESSOA

A última reserva de água da cidade de Irauçuba, no Ceará, secou há quatro meses e os 22,3 mil habitantes dependem de água de cidades vizinhas que chegam em carro-pipa. Na zona rural, a água potável é levada pelo Exército, racionada em 20 litros de água por dia por pessoa, que são usados para todas as necessidades. "São 20 litros para lavar prato, lavar roupa, fazer a comida, tomar banho e ainda beber. É impossível. Estamos em uma situação de penúria mesmo, só sobrevivendo", relata a agricultora Geovana Maria de Sousa.

Na madrugada, famílias se acordam e fazem longas filas para coletar água nos tanques espalhados pela cidade. Horário e data do abastecimento é irregular e família não sabem quando será o próixmo fornecimento (Foto: André Teixeira/G1)

Ela tem no quintal de casa uma cisterna que acumulava água da chuva. Até o fim de setembro era a fonte da família. "Mesmo com pouca chuva neste ano, ainda deu para encher a cisterna toda. Depois que o açude secou, a gente só tinha ela para tirar água e acabou rápido".

Açude Jerimum, principal fonte de abastecimento de Irauçuba, secou há quatro meses. As últimas poças d'água são inadequadas para o consumo humana, mas serve para o rebanho (Foto: André Teixeira/G1)

Na zona urbana de Irauçuba, a 150 quilômetros de Fortaleza, a estação de tratamento da Companhia de Água e Esgoto (Cagece) recebe um volume diário de 250 mil litros, trazidos de açudes vizinhos em carro-pipa. Com essa baixa quantidade – a cidade precisa diariamente de 1,2 milhão de litros (cerca de cinco vezes o que recebe) –, a água chega apenas às torneiras das casas mais próximas da estação.

População divide o dinheiro recebido do Bolsa Família para comprar alimento e água (Foto: André Teixeira/G1)

A maioria da população depende da água levada pela Defesa Civil do Estado do Ceará a tanques públicos espalhados pela cidade. Como o abastecimento é irregular e chega a demorar 10 dias, muitos têm que pagar pelo que consomem.

Na área urbana, quem não pode pagar pela água tem que esperar o abastecimento da Defesa Civil no tanque público mais próximo. Às 2h da manhã de 16 de outubro, a aposentada Maria Amélia levantou da cama acordada pelo filho de 12 anos, que percebeu a chegada do carro-pipa. Em cerca de dois minutos, as ruas da comunidade Fazendo Mocó estavam tomadas por centenas de pessoas com baldes vazios, fazendo fila para coletar água. O caminhão levou 20 minutos para encher o tanque; em menos de 10, ele secou novamente.

Raimunda Rodrigues e a mãe Francisca Rodrigues carregam 15 baldes por semana:

"É sempre assim. Todo mundo corre e fica um alvoroço de gente para conseguir água. Normalmente todo mundo consegue. O problema é quando demora muito para voltar, mais de uma semana. Aí a gente fica sem uma gota d'água em casa. Ou consegue de favor dos amigos ou tem que comprar com o dinheiro do Bolsa Família", relata Maria Amélia.

A autônoma Raimunda Rodrigues, de 42 anos, e a mãe, a aposentada Francisca Rodrigues, 69, também investem parte do dinheiro do Bolsa Família para a compra de água. "Se a gente for esperar [pelo abastecimento de água nos tanque], a gente morre à míngua. Agora a gente compra um pouquinho menos de comida e tem que separar um pouquinho para água de beber", diz a filha. As duas carregam, semanalmente, 15 baldes de 20 litros da rua em frente à casa até a cozinha. "Nós somos mulheres já de idade. Todo dia é carregando isso. A coluna dói, mas, como a gente mora só, vai ter que ser assim".

Segundo a Defesa Civil, a demanda de água em todas as regiões da cidade é muito grande, por isso não há como abastecer de forma regular todos os pontos.

 

GOVERNADORA RECEBE O PRESIDENTE DO TRE/RN, DESEMBARGADOR VIRGÍLIO MACÊDO JUNIOR

A Governadora Rosalba Ciarlini recebeu, na manhã desta quinta-feira (30), o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN), Desembargador Virgílio Macêdo Junior, e o assessor jurídico da presidência, Arnaud Flor.

Governadora recebe em audiência o des Virgílio Macêdo Junior, presidente do TRE - Elisa Elsie (2)

O objetivo do encontro foi agradecer a parceria do Governo do Estado com o TRE/RN para a realização das eleições 2014 no Rio Grande do Norte. “Nosso intuito é agradecer a colaboração e o apoio dado a todos nós da justiça eleitoral para realização das ações referentes ao pleito”, disse o Desembargador.

O desembargador entregou a Governadora um mapa eleitoral com dados sobre a votação do último domingo. E também aproveitou a ocasião para convidar a Chefe do Executivo para a diplomação dos eleitos, que acontece no dia 18 de dezembro, às 17h, no Centro de Convenções de Natal.

Essa interação e colaboração entre as instituições é essencial, agradeço pelo reconhecimento e também o convite para participar de um momento tão importante como a diplomação, farei o possível para estar presente”, declarou a Governadora.

SAÚDE QUER VACINAR 12,7 MILHÕES DE CRIANÇAS CONTRA PARALISIA NESTE ANO

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (30) que pretende vacinar 12,7 milhões de crianças contra paralisia infantil neste ano. O número corresponde a 95% do público-alvo, que é formado por crianças entre 6 meses e 5 anos. As aplicações ocorrem entre 8 e 28 de novembro.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro (esquerda), e o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa (Foto: Raquel Morais/G1)

A poliomielite é uma doença contagiosa que afeta principalmente crianças com menos de 5 anos. Ela pode causar paralisia em algumas horas e, em alguns casos, ser fatal. O Brasil não registra casos da doença há 25 anos.

De acordo com a pasta, serão distribuídas 17,8 milhões de doses da vacina em gotas para todas as unidades da federação. A recomendação, no entanto, é que as secretarias estaduais disponibilizem a imunização injetável para crianças que tenham mais de 6 meses e estejam com a vacinação atrasada.

Sarampo
No mesmo período da campanha contra a pólio, o ministério também vai vacinar crianças de 1 a 5 anos contra sarampo, caxumba e rubéola. Serão distribuídas 12,5 milhões de doses de tríplice-viral, e a meta é atingir 10,9 milhões de crianças.

MPF INVESTIGA SUSPEITA DE IRREGULARIDADE EM CONTRAÇÃO DE MÉDICOS QUE GANHARIAM QUASE 1 MILHÃO DE REAIS DA PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

untitledRecentemente, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou mudanças na contratação de médicos em São José do Seridó. O que não ficou claro foi o motivo que levou o Procurador Bruno Lamenha a tomar tal medida. Através de denúncia anônima esse blog teve acesso às informações.

O Procurador da República observou que os profissionais médicos vinham sendo contratados via pregão presencial, apesar de não existir autorização legal. A partir dessa modalidade de licitação, a Prefeitura contratou dois médicos para prestarem o serviço de “consultas de clínico geral” e “plantão médico de 24h”. E os mesmos serviços foram contratados também a uma empresa, desta vez por dispensa de licitação.

O absurdo que não foi divulgado são os valores que seriam pagos aos médicos. O médico de ‘consulta de clínico geral’ e de ‘plantão médico de 24h’ receberiam, respectivamente, R$ 226.200,00 por 174 plantões nos fins de semana e R$ 460.900,00 por 419 plantões de segunda a sexta. Este último iria embolsar o equivalente a meio milhão de reais para trabalhar de segunda a sexta, sendo que o médico em questão já acumula cargos em outros municípios, o que leva a crer que o mesmo não cumpriria essa jornada.

Além desses valores a Prefeitura ainda contratou uma empresa pelo valor de R$ 108.000,00 para plantões em feriados municipais, estaduais e nacionais.

O que se percebe é que a Prefeitura de São José do Seridó em um período de um ano pagaria aproximadamente 1 milhão de reais para apenas 03 (três) profissionais médicos.

Diante destas licitações bastante suspeitas, o procurador da República Bruno Lamenha, rapidamente expediu a recomendação para realização de concurso público buscando que a população não fique sem atendimento médico. Contudo, o procedimento de investigação continua em andamento para apurar as supostas irregularidades, que se forem comprovadas, poderá levar o prefeito de São José do Seridó, Jackson Dantas, responder por improbidade administrativa.

As informações sobre a recomendação pode ser comprovada no site: http://www.prrn.mpf.mp.br/grupo-asscom/noticias-internet/mpf-recomenda-mudancas-na-contratacao-de-medicos-em-sao-jose-do-serido

E os processos licitatórios foram publicados no Diário Oficial dos municípios, no site da FEMURN, nos dias 30 de maio de 2014 e 03 de junho de 2014. http://www.femurn.org.br/

DR. MANOEL BRITO RECEBE GOVERNADORA DURANTE ABERTURA DO CONGRESSO CIENTÍFICO DA UNI-RN

A cerimônia de abertura do Congresso de Iniciação Científica (Conic) da UNI-RN, realizado na noite desta quinta-feira (30), contou com a presença da Governadora Rosalba Ciarlini, que também celebrou junto com alunos, professores e diretores, os 15 anos de existência da Universidade. Rosalba Ciarlini foi recepcionada pelo Dr. Manoel de Medeiros Brito.

Abertura Cu00F4nic-Uni-RN fot Ivanizio Ramos5

O Conic é um dos maiores congressos de iniciação científica do estado, e a edição deste ano propõe o tema “Desenvolvimento de Sistemas e Softwares”. O congresso é a oportunidade dos universitários mostrarem seus projetos realizados durante a graduação.

Abertura Cu00F4nic-Uni-RN fot Ivanizio Ramos4

O Reitor da Universidade, Daladier de Cunha Lima, esteve presente na ocasião e foi parabenizado pela Governadora Rosalba Ciarlini pelo desenvolvimento e iniciativas realizadas pela instituição.

A cerimônia contou, ainda, com a participação do coral da UNI-RN.

EX-PREFEITO ERIVAN COSTA PARTICIPA DE REUNIÃO COM O GOVERNADOR ELEITO ROBINSON FARIA

IMG-20141030-WA0000Ex-prefeito Erivan Costa encontra-se na capital do estado, onde despachou durante o dia com o governador eleito Robinson Faria, já à noite Erivan Costa acompanhou o governador a cidade de Ceará Mirim, onde participou da festa da vitória de Robinson naquela cidade.