12 de junho de 2014

BRILHO DE NEYMAR E OSCAR APAGA GOL CONTRA E BRASIL VENCE A CROÁCIA NA ABERTURA DA COPA DO MUNDO

Neymar fez o que se esperava dele nesta quinta-feira (12), diante da Croácia, no Itaquerão, e foi o principal nome da vitória da seleção brasileira por 3 a 1, de virada, em partida que marcou a abertura da Copa do Mundo de 2014 e começou com um susto na torcida dos donos da casa.



Marcelo, ao tentar consertar um erro de posicionamento da defesa, acabou fazendo contra o primeiro gol da Copa do Mundo. Para sorte dele, no entanto, Neymar estava em campo.


Insinuante e abusado, o camisa 10 ainda quebrou um tabu que já durava duas Copas, ao marcar, aos 27 minutos do primeiro tempo, o gol que abriu o caminho para a virada.

A última vez que um camisa 10 da seleção brasileira marcou gols em Copa do Mundo foi em 2002, com Rivaldo, na caminhada que terminou com a conquista do pentacampeonato sob o comando de Luiz Felipe Scolari.

GOVERNADORA RECEPCIONA DELEGAÇÃO DE CAMARÕES

A Governadora Rosalba Ciarlini recepcionou nesta quinta-feira (12) a delegação de Camarões, que chega à Natal para o jogo da Copa do Mundo Fifa 2014 que será realizado amanhã, na Arena das Dunas.

Governadora recepciona delegação do Camarões - Elisa Elsie (2)Governadora recepciona delegação do Camarões - Elisa Elsie (5) 

A Chefe do Executivo foi a primeira autoridade potiguar a cumprimentar os jogadores e integrantes da comissão técnica ainda na pista de pouso da Base Aérea, em Parnamirim.

Governadora recepciona delegação do Camarões - Elisa Elsie (6)Governadora recepciona delegação do Camarões - Elisa Elsie (8)

Rosalba Ciarlini desejou boa sorte aos jogadores e comemorou o fato de que todos os preparativos de responsabilidade do Governo do Estado foram cumpridos, o último deles, a instalação das arquibancadas móveis teve sua liberação após fiscalização realizada pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta quinta-feira. "Está tudo pronto, agora podemos aproveitar esse momento tão importante para o Rio Grande do Norte que é a realização da Copa", destacou a Governadora.

A seleção de Camarões enfrenta o México na próxima sexta-feira, às 13h, na Arena das Dunas. Essa é a primeira das quatro partidas que serão disputadas pelo mundial de futebol na capital potiguar.

EX-GOVERNADOR IBERÊ FERREIRA PERMANECE INTERNADO NA UTI

untitledO ex-governador Iberê Ferreira permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva da Casa de Saúde São Lucas. Ele retornou a UTI desde ontem, quando se submeteu a um procedimento para drenagem de líquido na cabeça, o que é apontado pelos médicos como “normal” devido o quadro de meningite bacteriana.

Iberê Ferreira, para esse procedimento, foi submetido a uma anestesia e, segundo sua assessoria, por precaução, foi transferido para UTI.

A previsão de alta da unidade intensiva é para o final desta semana.

PLENO DEFINE DESEMBARGADORES VIRGÍLIO MACÊDO JR. E ZENEIDE BEZERRA PARA PRESIDENTE E VICE DO TRE/RN

O Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte escolheu na sessão desta quarta-feira (11), os nomes dos desembargadores Virgílio Macêdo Jr. e Zeneide Bezerra, como primeira e segunda indicação para a presidência e vice-presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) para os próximos dois anos. Para a suplência naquela Corte, foram definidos os desembargadores Ibanez Monteiro e Glauber Rego, respectivamente.

tre

A proposição dos nomes foi feita pelo presidente do TJRN, desembargador Aderson Silvino, obedecendo ao critério de rodízio por antiguidade, de forma transparente e pública. Durante seus pronunciamentos, como é tradição na corte, os desembargadores eleitos não votaram em si mesmo. “São profissionais da Justiça que manterão a tradição da participação eficiente dos magistrados desta Corte também na área eleitoral”, salienta Aderson Silvino.

O primeiro indicado, o desembargador Virgílio Macêdo Jr. afirma ser difícil para ele a desembargadora substituir os colegas Amílcar Maia e João Rebouças, no comando do TRE/RN. “Faremos o possível para contribuir com a gestão eleitoral” - adianta o futuro presidente da Corte Eleitoral potiguar.

A desembargadora Zeneide Bezerra observa as afinidades no pensar jurídico entre ela e Virgílio Macêdo Jr. “Conheço-o desde os tempos de sua primeira gestão à frente da Escola da Magistratura (ESMARN) e convivemos na Câmara Criminal, compartilhando visões semelhantes sobre o direito”, acrescenta.

PREFEITURA DE EQUADOR INSTALA TELÃO E SOM NA PRAÇA PARA JOGOS DO BRASIL

Com uma decoração que inclui uma bola gigante que até já foi matéria que em breve será exibida na Rede Globo de Televisão, a cidade de Equador sem sombra de dúvidas pode ser considerada como a mais “Brasileira” do Seridó.

20140611_134828

De nada serviria a bonita decoração sem a vibração e a alegria do povo equadorense, nesse pensamento, a prefeitura disponibilizará um grande telão e som na praça de eventos, onde espera reunir o povo de Equador e visitantes para juntos torcerem pela nossa seleção canarinho. “Quero nosso povo unido torcendo por nossa Seleção Brasileira”, disse a prefeita Noeide Sabino.

Do Blog: Só nos resta parabenizar à todos os equadorenses.

"PARA VENCER É PRECISO SUPERAR O INDIVIDUALISMO, O EGOÍSMO, TODAS AS FORMAS DE RACISMO, DE INTOLERÂNCIA E DE INSTRUMENTALIZAÇÃO DA PESSOA HUMANA”, DIZ PAPA

Sem títuloO papa Francisco divulgou nesta quarta-feira (11), mensagem por ocasião da Copa do Mundo 2014, que se inicia nesta quinta-feira (12). O papa saudou a presidenta Dilma Rousseff (PT) e falou sobre o enfrentamento de todas as formas de racismo. O religioso ainda destacou a importância do esporte como instrumento de comunicação de valores.

"Para vencer é preciso superar o individualismo, o egoísmo, todas as formas de racismo, de intolerância e de instrumentalização da pessoa humana. Não é só no futebol que ser “fominha” constituiu obstáculo para o bom resultado do time. Quando somos “fominhas” na vida, ignorando as pessoas que nos rodeiam, toda a sociedade fica prejudicada.".

O papa espera que, além de festa do esporte, essa Copa possa tornar-se a festa da solidariedade entre os povos. Ele ainda destacou que o esporte não é apenas uma forma de entretenimento, mas, sobretudo, um instrumento para comunicar valores que ajudam na construção de uma sociedade mais pacífica e fraterna.

Pensemos na lealdade, na perseverança, na amizade, na partilha, na solidariedade. De fato, são muitos os valores e atitudes fomentados pelo futebol que se revelam importante não só no campo mas em todos os aspectos da existência, concretamente na construção da paz", finalizou.

DE NOVO! BIBLIOTECA TEM ENERGIA CORTADA POR FALTA DE PAGAMENTO EM ACARI

Governadora recepciona delegação do México - Elisa Elsie (1)Pouco mais de 2 meses após a COSERN ter cortado a energia elétrica de vários prédios públicos, entre eles, a ‘Rodoviária’, o ‘Açougue Público’, os ‘Quiosques’, os ‘Banheiros Públicos’, e o ‘Museu do Sertanejo’, eis que o “fantasma da escuridão” ataca novamente em Acari, desta vez em uma Biblioteca comunitária.

Segundo informações vindas da “Terra das Cordilheiras”, a Biblioteca comunitária, Pedro Ivo de Souza, que funciona em parceria com o poder público, e que até teve sua fachada reformada recentemente pela prefeitura, agora está sem energia elétrica, cortada por falta de pagamento.

O desmantelo da atual administração só não é maior, porque o executivo gasta milhares de reais com a mídia “comprada” para dizer que está tudo mil maravilhas, mas a “coisa tá é preta!”.

Do Blog: Eita "mudancinha" sem futuro foi essa pra Acari!

JOVEM PARALISADO DARÁ PONTAPÉ INICIAL USANDO ROBÔ COMANDADO PELO CÉREBRO

O pontapé inicial de uma Copa do Mundo nunca envolveu tanta ciência. Nesta quinta-feira (12), quem vai colocar a bola em campo vai ser um jovem paraplégico. Graças a um exoesqueleto controlado diretamente pelo cérebro, ele poderá levantar de uma cadeira de rodas, andar alguns passos e dar o chute inaugural do campeonato. É esse o plano traçado pelos cientistas do projeto “Andar de Novo”.

Infográfico - Veja como funciona o exoesqueleto que vai possibilitar que jovem dê pontapé inicial da Copa do Mundo (Foto: Infográfico)

Os responsáveis pela façanha são 156 pesquisadores de vários países reunidos em um consórcio internacional. À frente do grupo está o cientista brasileiro Miguel Nicolelis, professor da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, e do Instituto Internacional de Neurociências de Natal – Edmond e Lily Safra (IINN-ELS).

O princípio envolvido no funcionamento do exoesqueleto é a interface cérebro-máquina, que vem sendo explorada por Nicolelis desde 1999. Esse tipo de conexão prevê que a "força do pensamento" seja capaz de controlar de maneira direta um equipamento externo ao corpo humano.

No caso do exoesqueleto do projeto “Andar de Novo”, uma touca especial vai captar as atividades elétricas do cérebro por eletroencefalografia. Quando o paciente se imaginar caminhando por conta própria, os sinais produzidos por seu cérebro serão coletados por essa touca e enviados para um computador que fica nas costas da veste robótica.

O computador vai decodificar essa mensagem e enviar a ordem para os membros artificiais, que passarão a executar os movimentos imaginados pelo paciente. Ao mesmo tempo, sensores dispostos nos pés vão enviar sinais para a roupa especial usada pelo voluntário. Ele vai sentir uma vibração nos braços toda vez que o robô tocar o chão. É como se o tato dos pés fosse transferido para os braços, naquilo que Nicolelis chama de “pele artificial”.

SELEÇÃO DO MÉXICO CHEGA A NATAL E É RECEPCIONADA PELA GOVERNADORA ROSALBA CIARLINI

O México, primeira das oito seleções que jogarão na Arena das Dunas durante a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, desembarcou na noite desta quarta-feira (11) na Base Aérea, em Parnamirim. A Governadora Rosalba Ciarlini deu as boas vindas e desejou sorte aos jogadores que estreiam no Mundial na próxima sexta-feira (13) contra a seleção de Camarões, às 13h.

Governadora recepciona delegação do México - Elisa Elsie (2)Governadora recepciona delegação do México - Elisa Elsie (4)

A Chefe do Executivo Estadual comemorou chegada da seleção Mexicana, bem como a proximidade do primeiro jogo internacional da Arena das Dunas. “A Copa definitivamente já começou. A seleção mexicana vem com muito entusiasmo e esperança, e isso será demonstrado em campo na próxima sexta-feira. Sem dúvidas, eles farão espetáculo bonito, organizado e que já está trazendo resultados positivos na divulgação do Rio Grande do Norte e o seu potencial turístico”, declarou a Governadora, lembrando que o México terá uma das maiores torcidas de todo o Mundial.

Governadora recepciona delegação do México - Elisa Elsie (5)Governadora recepciona delegação do México - Elisa Elsie (6)Governadora recepciona delegação do México - Javier Hernández - Elisa Elsie (3)

A Governadora observou ainda que toda a matriz de responsabilidade do Governo do RN para a Copa do Mundo foi cumprida e que o momento é de entusiasmo. “Fizemos toda a nossa parte e agora é com os jogadores, com as seleções. Fizemos um esforço muito grande para nos garantir como cidade-sede porque sabíamos da importância desse evento. Agora, vamos assistir aos jogos e torcer para o Brasil fazer a parte dele”, encerrou

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...