23 de dezembro de 2020

PROJETO DO DEPUTADO UBALDO FERNANDES RECONHECE A FEIRA DO ALECRIM COMO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO RN

Foi aprovado na sessão plenária desta quarta-feira (23) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), o projeto de lei n° 382/2019, de autoria do deputado estadual Ubaldo Fernandes (PL), que reconhece a Feira do Alecrim como patrimônio cultural imaterial do Estado. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) define como patrimônio imaterial "as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos os indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.

 

 

"E assim sendo, a nossa centenária Feira do Alecrim é uma tradição na capital potiguar, que precisa ser preservada para as futuras gerações. Ela se tornou a maior e mais importante referência do bairro e, além do comércio, esta feira se tornou um local de importantes apresentações folclóricas e da cultura nordestina", explica o deputado. "Agradeço aos deputados que nos apoiaram neste reconhecimento e espero que a nossa querida Feira do Alecrim cresça cada vez mais e se torne maior referência de prosperidade para os comerciantes locais", afirma Ubaldo. 

 



História 


A primeira edição da feira aconteceu em 18 de julho de 1920, um domingo, organizada pelo paraibano José Francisco dos Santos acompanhado de três amigos. Apenas algum tempo depois a prefeitura moveu a feira para o sábado, e a partir do ano de 1930 passou a cobrar impostos dos feirantes que ali comercializavam suas mercadorias. Em 12 de junho de 1958 foi colocada uma placa de bronze no atual número 1297 da avenida Coronel Estevam, atestando a realização da feira. Hoje, a tradicional Feira do Alecrim possui 515 metros de cobertura (tendas) num total de 1.056 bancas, banheiros, lixeiras e placas de identificação de produtos que estão separados por tipos de produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...