10 de junho de 2016

DESGOVERNO! OURO BRANCO CAI 72 POSIÇÕES NO RANKING DE TRANSPARÊNCIA DO MPF

O Município de Ouro Branco regrediu de 31º para 103º lugar entre os 167 municípios do Rio Grande do Norte reavaliados pelo projeto Ranking Nacional da Transparência, patrocinado pela Câmara de Combate à Corrupção do MPF, caindo  72 posições. A nova classificação foi divulgada nesta quarta-feira, (08).   Com nota 3,90 o município baixou 1 ponto no seu escore de dezembro para cá, que era de 4,90 da 1ª avaliação. Se tivesse seguido o crescimento acompanhado do Projeto deveria está alcançando 6,40 pontos sem o ajuizamento de qualquer ação judicial. O resultado é bastante expressivo, principalmente levando-se em conta que traduz os interesses reais do governo municipal em prejudicar a transparência pública, preferindo enfrentar ações civis públicas futuras e esconder as contas da população.

 
De setembro a outubro de 2015, o Ministério Público Federal realizou a primeira avaliação dos portais da transparência e, em dezembro do mesmo ano, divulgou a classificação dos estados e municípios. Após o diagnóstico nacional, expediu recomendações àqueles entes federados que não cumpriram suas obrigações legais, com prazo de 120 dias para a adequação. Após esse prazo, foi realizada a nova avaliação nacional, envolvendo todas as unidades do MPF, no período de 11 de abril a 25 de maio. O resultado da nova classificação identificou que algumas irregularidades ainda persistem. Em relação a esses estados e municípios, foram propostas ações civis públicas.

 
O Município de Ouro Branco / RN já responde a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual baseado no inquérito civil n.º 06.2012.00003775-5 iniciado em agosto de 2012, com objetivo de perquirir a regularidade do funcionamento do Serviço de Informação ao Cidadão e do sítio oficial da rede mundial de computadores previstos no art. 9º e §2º do art. 8º da Lei n.º 12.527/2011 no Município de Ouro Branco/RN, e esse novo resultado colabora para piorar o risco da Prefeitura de Ouro Branco sofrer a suspensão dos repasses de recursos provenientes de convênios do Estado e da União por descumprimento de lei de transparência. Se isso acontecer, o prejuízo da população será grande!
 
 
Do Blog: Quem disse foi o MPF ! Viu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MULHER SERIDOENSE E MARIDO SÃO BALEADOS EM ESTRADA NA PB

Um casal foi baleado na manhã desta quarta-feira, (27), quando se deslocava de moto em uma carroçável estrada   no município de São Bento/...