3 de outubro de 2015

CONFORME ESCUTAS TELEFÔNICAS, PMs DENUNCIADOS E PRESOS POR CORRUPÇÃO RECEBIAM ATÉ GALINHAS COMO PARAMENTO

O Ministério Público denunciou 14 pessoas nesta sexta-feira (2) após a operação Novos Rumos que investigou o envolvimento de policiais militares com o tráfico de drogas em Natal. A operação foi deflagrada na última terça-feira (29), ocasião em que 12 PMs foram presos. De acordo com o MP, as investigações apontaram o envolvimento de outros dois policiais militares que não foram presos na terça, mas também foram denunciados.

Em uma das interceptações, policiais denunciados fazem gozação sobre galinhas que foram recebidas como pagamento de propina para liberar homem flagrado com munições     (Foto: Reprodução/G1)

Os policiais militares foram denunciados por corrupção passiva, peculato-furto, receptação, prevaricação e violação de domicílio. Os crimes são previstos no Código Penal Militar.

De acordo com as investigações do Ministério Público, os policiais militares presos na operação 'Novos Rumos' receberam dinheiro, queijos e até galinhas para liberar suspeitos de cometer crimes e permitir o tráfico de drogas na região metropolitana de Natal. As descobertas foram feitas por meio de interceptações telefônicas e escutas instaladas dentro de um carro do 9º Batalhão da Polícia Militar. O conteúdo está transcrito no pedido de decretação de prisões preventivas, indisponibilidade de bens e afastamento de sigilo de dados fiscais feito Ministério Público à Justiça potiguar.

Um diálogo travado dentro do carro 294 do 9º Batalhão da Polícia Militar é usado pelo MP para ilustrar a série de crimes praticada pelos PMs. Na conversa, os policiais afirmam que "honestidade não vale nada" e questionam por que eles deveriam ser honestos "se os políticos não são". O mesmo carro, segundo o Ministério Público, foi usado para cometer os crimes de associação criminosa, tortura, corrupção passiva, receptação, furto, roubo e prevaricação entre 2014 e 2015.

Para o MP, as interceptações telefônicas e escutas revelam que o os crimes eram algo "rotineiro" para os policiais. Um dos casos mais emblemáticos aconteceu quando os PMs aceitaram duas galinhas e R$ 60 para liberar o suspeito de um crime. Aconteceu no dia 5 de maio deste ano, em uma abordagem de rotina em que os policiais encontram munição no carro de um homem não identificado em Parnamirim, na Grande Natal.

Depois de receberem as galinhas e o dinheiro, os PMs conversam. "Queres vender a tua? Para eu colocar lá no quintal para comer o mato", questiona um deles. O outro recusa a oferta: "Não! Vou ficar com ela! Vem Dias das Mães aí!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PF INVESTIGA DESMATAMENTO EM ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL NO INTERIOR DO RN

A Policia Federal indiciou dois empresários que são investigados por promover desmatamento não autorizado no município de Espírito Santo/RN,...