11 de abril de 2024

CASA DE CULTURA DE JARDIM DO SERIDÓ RECEBE EXPOSIÇÃO 'CACIMBA NOVA' DE THIAGO BARBALHO

Aberta nesta quarta-feira (10),  "Cacimba Nova" é o novo projeto do artista Thiago Barbalho, que realiza na Casa de Cultura Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo, em Jardim do Seridó, cidade natal de sua mãe, um desejo de fortalecer os referenciais visuais de seu lugar de origem no Rio Grande do Norte. A mostra que integra a iniciativa “Abril das Artes”, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretária Extraordinária de Cultura e da Fundação José Augusto (FJA), vai até sábado, (15). 

 

 

São 16 desenhos sobre papel, sendo que alguns foram produzidos em papel artesanal de fibra de bananeira, material que releva o interesse do artista sobre processos artesanais ou manuais. O desenho, como mídia de predileção de Thiago, é resultado desse processo de trabalho que prioriza aquilo que é "mais acessível, mais barato e disponível para que algo seja construído", como ele define.

 

 

Recentemente, o artista visitou o sítio arqueológico do Mirador, em Lajedo de Soledade (Apodi/RN), onde há um grande número de pinturas rupestres. A expedição, somada a sua experiência com a cultura sertaneja do interior e as lojas populares de coisas fabricadas na China, como imagens de santo e objetos e utensílios, são pontos de partida para a produção de novos trabalhos. 

 

"Me ver artista com esse referencial me fez retornar ao trabalho artesanal e pensar a ideia de mistura, ao contrário da pureza contida dentro do meu trabalho”, declarou. Esse processo experimental de exposição é parte de um trabalho mais amplo que também se desdobra em uma exposição individual, na galeria Nara Roesler, em São Paulo (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOMBA! JUSTIÇA RECONHECE LEGITIMIDADE DE INTERPELAÇÃO QUE COBRA DE IRON JÚNIOR E ANCHIETA JÚNIOR CELULARES SUMIDOS DA FECAM

A justiça do RN reconheceu a legitimidade da interpelação movida pela atual mesa diretora da FECAM   – Federação dos Municípios do RN - , em...