3 de junho de 2016

SEARA ACOMPANHA TRABALHOS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL EM ÁREAS DO CRÉDITO FUNDIÁRIO

Os resultados que estão sendo obtidos através da Chamada Pública de Assistência Técnica e Extensão Rural em Unidades Produtivas do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) foram apresentados na manhã desta sexta- feira (3) ao Secretário de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Raimundo Costa, e à coordenação da Unidade Técnica Estadual (UTE), que executa o PNCF no RN.
 
As atividades da Chamada Pública estão sendo feitas pela Cooperativa Terra Livre e pela Emater, e atende aproximadamente 1.500 famílias de trabalhadores rurais de 51 municípios do estado, todas beneficiadas pelo Crédito Fundiário. A Chamada é do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e teve início em 2015, e sua vigência é três anos.
 
A Chamada Pública foi dividida em dois contratos, um de responsabilidade da Cooperativa Terra Livre, que está realizando os trabalhos de assistência técnica em 35 municípios das regiões Açu/Mossoró, Sertão do Apodi e Alto Oeste, e o outro com a Emater, que atende 16 municípios dos territórios do Sertão Central Cabugi e Seridó.
 
É de suma importância acompanhar as atividades benéficas que estão sendo feitas pelas entidades de assistência técnica, afinal, a secretaria é o órgão do estado responsável pelo Programa de Crédito Fundiário e por seus beneficiários”, ressaltou o secretário. A Terra Livre e a Emater ao longo do contrato estão realizando visitas técnicas, realizando capacitação, incluindo os beneficiários do Programa em políticas públicas voltadas para o meio rural, dando incentivo às atividades produtivas, bem como apoiando os favorecidos com o PNCF a renegociarem suas dívidas, caso tenham.
 
As duas entidades também estão efetuando o Cadastro Ambiental Rural (CAR) das propriedades rurais. Ao todo, a Emater já cadastrou 51 propriedades, e Terra Livre, 140. Além disso, estão elaborando o acesso das famílias ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MULHER SERIDOENSE E MARIDO SÃO BALEADOS EM ESTRADA NA PB

Um casal foi baleado na manhã desta quarta-feira, (27), quando se deslocava de moto em uma carroçável estrada   no município de São Bento/...