26 de outubro de 2013

FALTA DE CISTERNAS É DISCUTIDA DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA PROMOVIDA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO EM JUCURUTU

imagesCAURMTSFA Promotoria de Justiça da Comarca de Jucurutu realizou, nesta sexta-feira, dia 25/10,  no auditório do fórum, audiência pública para discutir a situação das 101 famílias da zona rural do município que se encontram sem cisternas como apoio para enfrentar os efeitos da estiagem.


A audiência visou sobretudo cobrar da Prefeitura Municipal adesão ao programa de cisternas do Governo Federal ou que se custeie com recursos próprios o apoio necessário a essas famílias. Moradores que passam por situação difícil, pois com a seca eles não dispõem da cisterna para armazenamento e estratégia para convivência com a estiagem.

Sem alternativas, pois até mesmo os carros-pipas do exército tem como diretriz não abastecerem outros reservatórios que não as cisternas (tambores por exemplo), uma parte dessas famílias sobrevivem através do consumo de água diretamente de cacimbas cavadas no chão, em alguns casos água de qualidade duvidosa, podendo agravar ou causar problemas à saúde.

Também foi discutida  a situação geral de falta de abastecimento de água na cidade, causada por falta de planejamento e de medidas preventivas para construção, a tempo adequado, de uma adutora.

A população teve participação na audiência. Oportunidade onde foi cobrada do poder público, emergencialmente, a definição de diretrizes para o abastecimento por carro-pipa, atendendo-se de forma diferenciada idosos e pessoas com deficiência, além da criação de horário alternativo para pessoas que durante o expediente não se encontram em suas residências para coletar água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM MORRE E OUTRO FICA FERIDO EM TIROTEIO EM FRENTE A ESCOLA NO RN

Um jovem de 19 anos morreu e outro estudante ficou ferido após um atentado a tiros em frente a uma escola de Macaíba.    Segundo a ...