20 de janeiro de 2016

DEPRESSÃO: SAIBA COMO IDENTIFICAR E AJUDAR PESSOAS QUE SOFREM DA DOENÇA

Considerada o "mal do século”, a depressão atinge mais de 121 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O Brasil é proporcionalmente o país com o maior número de casos no último ano, com o total de 10,8% da população apresentando este distúrbio. Confundido com uma tristeza normal, muitas vezes os sintomas podem ser ignorados pela família e a ausência de um diagnóstico que comprove a doença, reforça a falsa ideia de que a depressão é uma “fase”. Mas, os especialistas afirmam: Depressão é uma doença séria e o tratamento dever ser acompanhado por um médico.
 
Marcela Clementino, psicóloga do Hapvida, explica que a depressão causa sintomas mentais e físicos e a observação é a melhor forma de identifica-los. “Todo mundo passa por problemas na vida e tem o direito de ficar triste por isso. Porém, o depressivo tem respostas desproporcionais aos acontecimentos, seja em intensidade ou duração. Estes sintomas começam a se tornar aparentes em 2 semanas, expondo o paciente a situações distintas do seu dia a dia.  E esta intensidade deve ser suficiente para causar comprometimento da qualidade de vida”, esclarece.
 
A psicóloga enumera os sintomas mentais mais comuns da doença: Tristeza contínua, angústia, desesperança, sentimento de culpa, medo desmotivado, irritabilidade, mau humor e vontade repentina de chorar.
 
Os sintomas físicos são: Cansaço constante, alteração de sono (dormir muito ou dormir pouco), oscilação de peso (ganho ou perda de peso), dores de cabeça ou pelo corpo, disfunção sexual, desatenção e esquecimentos contínuos.
 
Listamos 5 dicas que auxiliam nos cuidados de uma pessoa com depressão:
 
1 – Compreenda a doença: Leia sobre o assunto, informe-se, converse com outras pessoas que já passaram ou estão passando por isso, assim, você poderá se tornar mais útil nos momentos de angústias e necessidades da pessoa doente.
 
2 - Procure ajuda especializada: Um clínico de confiança, um médico neurologista ou mesmo um psiquiatra são as melhores opções. Caso a pessoa esteja em dúvida quanto a procurar um profissional médico, você pode tomar essa iniciativa. Para a pessoa em depressão é difícil dar esse primeiro passo.
 
3 - Acompanhe a primeira consulta: Seu amigo ou familiar ficará mais tranquilo e confiante se estiver acompanhado. Você também terá a chance de explicar, brevemente, quais os sintomas tem observado. Mas, lembre¬-se de que o médico, provavelmente, vai querer falar com ele a sós.
 
4 – Apoio emocional: A depressão é uma doença que pode durar meses ou até mesmo anos. Durante esse tempo, esteja sempre presente quando a pessoa precisar, o apoio emocional é tão importante quanto o acompanhamento médico. Seja compreensivo, paciente e carinhoso. Esses fatores são importantíssimos durante o processo de recuperação.
 
5 – Saia de casa: Uma pessoa deprimida tem como tendência natural, desligar-se do mundo lá fora, e essa falta de contato, dificulta ainda mais a situação. Se ela não quiser sair de jeito algum, convença-a de apenas ir dar uma volta no sol, mas não force-a a fazer algo que não quer. Comece devagar, tornando as saídas um hábito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...