21 de novembro de 2013

OURO BRANCO COMEMORA 60 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

imagesCATAJ8MLOuro Branco foi fundada em 16 de julho de 1905 por Cirilo de Souza, conhecido por "Velho do Poção", e Manoel Correia do Cobiçado. Seu reconhecimento formal, instalação do Povoado do Espírito Santo — antigo nome de Ouro Branco — deu-se com a inauguração da primeira feira organizada por seus dois fundadores.

Em 1920 o nome mudou de "Espírito Santo" para "Ouro Branco", sinônimo literário do algodão mocó, dada a relevância da cotonicultura para economia do município na época. Entre 1944 e 1948 a vila mudou de nome novamente, tornando conhecida por "Manairama", motivado pelo poeta Manoel Felipe da Costa Filho, que através de seus versos fazia comparações do algodão com o maná em rama. Em 23 de dezembro de 1948 pela lei nº 146, volta a denominação de "Ouro Branco".

A cidade tornou-se emancipada politicamente, (antes vila pertencente à Jardim do Seridó) em 21 de novembro de 1953, tendo Luiz Basílio como um dos principais mediadores do processo de emancipação política de Ouro Branco, contando com o apoio do então deputado estadual João Guimarães, patrono do projeto de criação do município, que encontrou resistência dentro da Assembléia Legislativa para aprovação do projeto.

3 comentários:

  1. Pois é,por incrível q pareça hoje é o aniversário da nossa"esquecida" Ouro Branco! Foram tantas promessas durante a campanha eleitoral...na realidade nua e crua não teve absolutamente nada para comemorar a data,não teve banda de músicas,não teve nada,aliás (esqueceram?) até de hastear a bandeira do município! Precisa dizer mais nada???

    ResponderExcluir
  2. SÓ LEMBRAR AO AMIGO (A) DO COMENTÁRIO ACIMA Q ONTEM FOI O ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO DE OURO BRANCO, OK.OUTRA COISA,OUVE SIM COMEMORAÇÃO...E O ANUNCIO DO FECHAMENTO DE DUAS ESCOLAS? E O ESQUECIMENTO DO HASTEAMENTO DA BANDEIRA? SE ACOSTUME AMIGO! É ESSE O JEITO PTRALHA DE GOVERNAR! A ORDEM É:DESTRUIR COMPLETAMENTE A CIDADE! E VIVA A REPUBLIQUETA DO SÃO ROQUE! É PÊIA OURO BRANCO!!!

    ResponderExcluir
  3. Belo presente para o município! Enquanto se trabalha para abrir escolas, Ouro Branco fecha escolas; a escola do centro da cidade, referência em Educação ( é só vir ao município e constatar); quando está em PERFEITO estado de funcionamento decidem fechá-la! Conhecer a história da EMPISA e saber que ano que vem ela será fechada, dói na alma! O tratamento e o cuidado oferecido às crianças que lá estudam é único, diferente, especial! Que mudança é esta?

    ResponderExcluir

MULHER SERIDOENSE E MARIDO SÃO BALEADOS EM ESTRADA NA PB

Um casal foi baleado na manhã desta quarta-feira, (27), quando se deslocava de moto em uma carroçável estrada   no município de São Bento/...