29 de janeiro de 2009

PAPANGUS DE ZÉ SANTANA NO CARNAVAL DE JARDIM DO SERIDÓ




O Bloco PAPANGUS DE ZÉ SANTANA, que por iniciativa dos funcionários do INSS Jardim do Seridó, a partir do ano de 2007, resgatou a figura querida do mestre Zé Santana, que foi grande folião dos antigos carnavais e manteve Bloco de Papangus nos anos 60 e 70, e tem por objetivo resgatar e difundir a figura do “papangu”, que encontrava-se praticamente extinta do nosso carnaval, juntamente com as demais expressões culturais, como a arte, a dança, o folclore e a música, com a orquestra de frevo, animando e contagiando todas gerações de foliões.

Destacamos a importância da grande e decisiva parceria com a Troça “O POVO, O BOI E A COBRA”, do Povoado Sto. Antonio/Parelhas RN com seus bonecos gigantes (seis), e “OS PAPANGUS DOS CURRAIS NOVOS” .

A novidade do bloco no carnaval-2009, será a introdução do boneco de Zé Santana, que sairá juntamente com os demais, no Domingo à tarde, com horário e percurso a serem confirmados, uma vez que o evento passou a fazer parte do calendário momesco da cidade.


Para obter maiores informações, procurar as Comissões Organizadoras nas pessoas de: (Edvaldo, Flávio, Marcos, Dedé e Rogério, do INSS e Marcos Jardim); (Adebal - O Precursor da Irmandade dos Galegos Feios do Brasil, no Povoado Cobra) e (Daniel e Adelange, no Povoado Currais Novos).
Por: Edvaldo Alves
fotos: Paulinho Filho


4 comentários:

  1. Parabéns pela brilhante idéia de resgatar a memória de um dos maiores carnavalescos de nossa terra que foi Zé Santana.

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns, grande idéia resgatar o artista Zé Santana é mostrar os mais novos como era nosso carnaval, participei na decada de 70 do seu bloco no alto da usina. Muitas recordações e saudades .... Zé Santana fazia o mesmo que o magão faz na carnaval de Caicó.

    ResponderExcluir
  3. Papangu é coisa do passado. Estamos em pleno século XXI, não há espaço para manifestações obsoletas como esta. Lamento que a populãção ainda persista em participar de festas ridículas como é o carnaval, seja a moda antiga ou com a prostituição do carnaval contemporâneo. Sejamos mais racionais e pensemos em melhorar o mundo em que vivemos. É preciso que a juventude acorde, em quanto há tempo.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns aquele que teve essa brilhante idéia de resgatar os papangús, me parece Edvaldo de Ciro e a você Paulinho por divulgar essas matérias tão interessantes sobre nossa terrinha, inclusive aquela foto com as nuvens carregadas, estou morrendo de saudade de banho de chuva, nos encontraremos no carnaval, nas quengas e também nos papangús

    ResponderExcluir

LIRA DEFENDE LIMITAR AÇÕES NO STF E FALA EM ‘SUBIR O SARRAFO’

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer “subir o sarrafo” de quem pode propor ações diretas de inconstitucionalidade...