13 de agosto de 2016

VENEZUELANOS SÃO ENTERRADOS EM CAIXÕES DE PAPELÃO EM MEIO À CRISE

Os venezuelanos têm tido dificuldades para resolver a vida cotidiana, mas a crise também os está castigando na hora da morte. O alto custo e a escassez de materiais complicam a aquisição de caixões e, por isso, estão sendo fabricados com madeira barata e até papelão.
 
 
 
Homens carregam um caixão feito de papelão em Barquismeto, na Venezuela (Foto: Federico Parra/AFP)
 
Muitos parentes fazem malabarismos para lidar com os gastos de um funeral: se preferirem a cremação à sepultura para não pagar uma cova no cemitério, o velório se reduz de 24 a oito, quatro ou duas horas. Alguns contratam somente o "serviço direto" para o crematório ou túmulo, e há os que aluguem o caixão apenas para o velório.
 
 
Homens dobram um caixão de papelão em Barquismeto, na Venezuela (Foto: Federico Parra/AFP)
 
 
Há um mês morreu o irmão de Miriam Navarro, uma humilde dona de casa de 66 anos. "Me senti desesperada. Não tinha a fortuna que a funerária pedia. Se não fosse pela comunidade, teria que enterrá-lo no quintal", disse à AFP em sua casa em um bairro de Maracay, 105 km ao sudoeste de Caracas.
 
 
Com o que seus vizinhos arrecadaram, Miriam comprou um dos caixões fabricados, a poucas ruas de sua casa, pelo carpinteiro Ronald Martínez com papelão e MDF, um material comprimido de pó de serra e resina, que é muito mais barata que a madeira.
 
 
Diante dessas dificuldades do último adeus, Elio Angulo, um empresário de Barquisimeto (365 km ao sudoeste da capital), apostou no "biocofre", uma urna de papelão corrugado, 70% feito de produto reciclado, que desenhou com um sócio e logo estará à venda.
 
 
 
Caixões de papelão à espera de compradores em Barquismeto, na Venezuela (Foto: Federico Parra/AFP)
 
 
"Tem os dois ecos: ecológico e econômico. É para a cremação, mas também pode ser usado na exumação. Nossa proposta traz soluções para um país em crise", declara à AFP Angulo, que diz ter pedidos de várias cidades, e também da Colômbia e Equador.
 
 
Em um país onde o salário mínimo mensal é de 33 mil bolívares, os custos dos serviços funerários preocupam uma população afetada pela escassez de alimentos e pela inflação mais alta do mundo - oficialmente 180,9% em 2015, projetada para 720% para 2016 pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MULHER SERIDOENSE E MARIDO SÃO BALEADOS EM ESTRADA NA PB

Um casal foi baleado na manhã desta quarta-feira, (27), quando se deslocava de moto em uma carroçável estrada   no município de São Bento/...