21 de julho de 2023

POUSADA EM PIPA É FLAGRADA COM “GATO” DE ENERGIA

A Praia de Pipa, no litoral sul potiguar, foi o endereço de mais uma fase da “Operação Varredura” da Neoenergia Cosern na manhã desta quinta-feira (20). Com apoio da Polícia Militar, equipes técnicas da distribuidora identificaram e desativaram “gatos” de energia numa pousada e em duas residências do balneário. O responsável pela pousada, abastecida com uma ligação feita direto do poste, sem passar pelo medidor, foi conduzido pela polícia para prestar depoimento da Delegacia Distrital. De janeiro até agora, quatro pessoas foram presas pela polícia furtando energia no Rio Grande do Norte. Na terça (18) e quarta-feira (19), 19 fraudes foram identificadas e desativadas no bairro de Bela Parnamirim, em Parnamirim.

 

 

O gato de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela irregularidade (fraude, furto ou adulteração de medidor) pode chegar a oito anos de reclusão. Além de crime, o “gato” representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A ligação clandestina também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode causar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos no local onde é feita.

 

 

É muito importante que os potiguares saibam que todos nós pagamos pelo prejuízo causado por esse tipo de crime”, afirma Júlio Giraldi, superintendente de Relacionamento com Clientes da Neoenergia Cosern. “Todos os anos, no momento de calcular o valor do reajuste tarifário, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel​) inclui no cálculo um percentual relativo à essas perdas”, alerta.

 

 

As ações de combate às ligações clandestinas da Neoenergia Cosern em todo o Rio Grande do Norte têm sido cada vez mais intensas. Durante o ano de 2022 foram realizadas cerca de 55 mil inspeções e identificadas 5.487 irregularidades. O volume total de energia que estava sendo desviada e foi recuperada seria suficiente para abastecer, por exemplo, todo o Rio Grande do Norte por um dia e meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANDIDO PERIGOSO FORAGIDO DO RN É NO PERU

Um potiguar foragido da Justiça, condenado a mais de 32 anos de pena, foi preso no Peru, segundo informou a Polícia Federal.   De acordo ...