10 de maio de 2019

DETRAN REALIZA PRÁTICA DO CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO MOTOFRETE

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) está na fase final do curso gratuito de formação de motofretista. As aulas práticas iniciaram na tarde dessa quarta-feira (08), quando os novos profissionais tiveram a oportunidade de colocar em execução as instruções recebidas em sala de aula pelos técnicos do Detran.
 
 
 
 
 
 
 
 
As instruções práticas são ministradas em campo com a simulação de uma pista composta por curvas, desvios e obstáculos onde os alunos devem guiar suas motocicletas obedecendo as normas de conduta no trânsito, e principalmente levando em consideração os procedimentos de direção defensiva.
 
 
 
 
Nessas situações, os instrutores destacam a responsabilidade que o profissional de motofrete deve ter, já que, além de ser a motocicleta um transporte vulnerável a ocorrência de acidentes, a mesma estará com carga, o que muitas vezes pode dificultar manobras rápidas e urgentes.
 
 
 
 
Na capacitação, que é coordenada pela Escola Pública de Trânsito do Detran (Eptran), os motofretistas são informados sobre a verificação regular do veículo, uso adequado dos equipamentos de segurança, acondicionamento de cargas e técnicas de postura corporal de prevenção de acidentes na condução da motocicleta.
 
 
 
 
Os novos profissionais tomam ainda conhecimento de Transporte de Cargas, debatendo o conteúdo da legislação específica de motofrete, procedimentos para o transporte de cargas, verificação e manutenção do veículo para a pilotagem segura, gestão de risco em duas rodas, segurança e saúde, e informações de logística.
 
 
 
 
 
O plano do Detran é formar o profissional motofretista de acordo com as exigências determinadas pela resolução 410/2012 do Contran, atendendo o que determina a Lei Federal 12.009/2009, que regulamentou o exercício dessa atividade. A medida tem ainda o objetivo de contribuir para a segurança no trânsito, já que os motociclistas são as maiores vítimas da violência no tráfego.
 
 
 
 
 
Essa é a segunda turma de formação de motofretista iniciada em 2019 pelo Detran. Outras turmas serão abertas ao longo do ano. Os interessados na capacitação devem procurar a Unidade Técnica-pedagógica da Eptran, situada na sede administrativa do Detran, na Rua Perimetral Leste, 113, bairro de Cidade da Esperança, Natal-RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MULHER SERIDOENSE E MARIDO SÃO BALEADOS EM ESTRADA NA PB

Um casal foi baleado na manhã desta quarta-feira, (27), quando se deslocava de moto em uma carroçável estrada   no município de São Bento/...