2 de março de 2016

FELIPE MAIA LAMENTA CORTES DE RECURSOS PARA O COMBATE A EPIDEMIAS

Recursos destinados para políticas de vigilância sanitária no país têm sofrido cortes significativos nos últimos anos. Desde 2010, o governo federal deixou de gastar 30% do orçamento previsto para combate à entrada de epidemias e surtos por meio de aeroportos, portos e fronteiras. De acordo com o deputado federal Felipe Maia (DEM), em discurso proferido na tribuna da Câmara, nesta quarta-feira (02), à medida que reduz o repasse para vigilância de saúde, aumentam os números de casos de dengue, zika e chikungunya no Brasil.
 
 
Famílias estão se isolando por receio do vírus transmitido pelo Aedes aegypti. Mesmo diante dessa situação o governo vem agindo de maneira irresponsável e cortando recursos do Orçamento para iniciativas importantes de combate ao mosquito, vitimando milhares de pessoas”, afirmou.
 
Segundo o parlamentar, desde 2013 os recursos destinados para a iniciativa “Coordenação Nacional da Vigilância, Prevenção e Controle da Dengue” vem sendo reduzidos. Só em 2015 a iniciativa perdeu mais de R$ 5,3 milhões. A verba, de responsabilidade do Ministério da Saúde, deveria ser empregada no financiamento de estudos, pesquisas e na capacitação profissional para o combate à dengue.
O resultado dessa negligência do governo é o aumento exponencial dos casos de dengue em todo o país. Em 2014 foram 591 mil registros e, em 2015, mais de 1,6 milhão. Ainda em 2015 tiveram mais de 17 mil pessoas com chikungunya e cerca de 72 mil com zika. Só no Rio Grande do Norte foram 832 casos de dengue nos primeiros meses do ano e quinze mortes já foram registradas. Por isso peço a sensibilidade do governo federal para que não corte recursos de combate a epidemias. Pois o país paga o alto preço da redução de verba para prevenção”, destacou Felipe Maia.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...