8 de julho de 2016

ADVERSÁRIO E ALIADO DE CUNHA SÃO OS PRIMEIROS A PROTOCOLAR CANDIDATURAS

Os deputados Fausto Pinato (PP-SP) e Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO) foram os primeiros parlamentares a protocolar candidaturas para a eleição que escolherá o próximo presidente da Câmara dos Deputados, prevista para ser realizada na próxima terça-feira (12). A informação é da Secretaria-Geral da Mesa da Câmara.
 
Fausto Pinato foi o primeiro relator do processo de cassação do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no Conselho de Ética. Na ocasião, ele recomendou a continuidade do processo contra o peemedebista.
  
Pinato acabou substituído no colegiado por uma manobra de aliados do presidente da Câmara. Eles alegaram que Pinato não poderia ser relator porque, na época, pertencia ao PRB, partido que chegou a integrar o mesmo bloco do PMDB, partido de Cunha, no início da legislatura.
 
Já Gaguim é contrário à cassação do mandato de Cunha e chegou a substituir na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara o deputado Major Olímpio (SD-SP), que era a favor da cassação do ex-presidente da Câmara.
De acordo com a previsão do líder do governo na Câmara, André Moura (PSC-SE), de oito a dez deputados devem lançar candidaturas. Governistas têm receio de que um alto número de candidatos possa resultar em uma divisão da base aliada ao presidente em exercício Michel Temer.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMISSÃO DA CÂMARA DOS EUA APONTA ‘CAMPANHA DE CENSURA NO BRASIL’

A Comissão de Assuntos Judiciários da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, equivalente à CCJ da Câmara brasileira, divulgou nesta quar...