6 de junho de 2016

CHUVAS E VENTOS CAUSAM MORTE, DESABAMENTOS E MUITA DESTRUIÇÃO NO INTERIOR DE SP

Um temporal e fortes rajadas de ventos causaram uma morte e vários desabamentos em cidades do interior de São Paulo nas noites deste sábado (4) e domingo (5).
 
 
 
 
Meteorologistas analisam se o que provocou os estragos em Jarinu foi um tornado. Em Campinas, já se sabe que ocorreu uma microexplosão, que é um fenômeno semelhante.
 
Nos últimos seis dias, choveu 89,6 milímetros no Sistema Alto Tietê, que abastece a Grande São Paulo. O número é 63% maior que a média histórica para todo o mês de junho. A chuva acumulada já é a maior em 14 anos na região.
 
Nas últimas 24 horas, choveu 31,2 milímetros no Sistema Cantareira. Em 6 dias de junho, já estão acumulados 129,8 milímetros, número muito superior à média esperada para o mês, que é de 58,1 milímetros.
 
Em Campinas, os ventos de até 120 km/h que atingiram a cidade na madrugada de sábado para domingo causaram diversos estragos. Meteorologistas classificaram o fenômeno como "microexplosão", que é uma nuvem carregada de ar, água e granizo que, acompanhada de ventos intensos, atinge o solo de uma só vez, e não em funil, como ocorre com um tornado.
 
Em Jarinu, uma mulher de 48 anos morreu durante o temporal. Cleonice Souza, que era técnica de enfermagem, foi atingida pela estrutura de um ponto de ônibus.
 
Uma igreja desabou durante um culto com 50 pessoas – 20 delas ficaram feridas, quatro em estado grave. Em um posto de combustíveis às margens da rodovia Edgard Máximo Zambotto, duas carretas tombaram com a força do vento – cada uma pesa 10 toneladas. "Tudo aconteceu muito rápido", contou um caminhoneiro.
 
 
 
 
Meteorologistas analisam se os estragos foram causados por um tornado. O Centro de Pesquisas Meteorológicas de Campinas (Cepagri), da Unicamp, afirma que, pelas características dos danos, é possível que tenha se formado na cidade um tornado de escala F1, com velocidade de até 130 km/h.
 
Do Blog: Isso foi somente com pouco mais 80 ml de chuva. Recentemente tivemos chuvas de mais de 200 ml no Seridó e nada aconteceu. Graças a Deus!
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MOTOCICLISTA MORRE AO COLIDIR MOTO COM CAMINHÃO NO SERIDÓ POTIGUAR

O seridoense, Manoel Dantas de Maria, “Nego de Zé Pequeno”, morreu após colidir sua motocicleta com um caminhão nesta terça-feira, (16), na ...