9 de março de 2022

EMPOSSADO NO TSE MAIS UM MINISTRO DO STF APONTADO COMO ‘OPOSIÇÃO’ A BOLSONARO

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski tomou posse esta terça-feira (8) como membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão responsável pela organização das eleições. 

 

O ministro, que é apontado por apoiadores do governo como integrante de uma “bancada de oposição” na corte, ocupará o lugar deixado por Luís Roberto Barroso, que encerrou o mandato de quatro anos no TSE.

 

Além de Barroso, que durante sua presidência realizou diversos discurso de cunho político, atacando o chefe do Poder Executivo, também são apontados pelos bolsonaristas como membros da “bancada de oposição” os ministros Edson Fachin, atual presidente do TSE, e seu vice, Alexandre de Moraes. 

 

A escolha de Lewandowski, que também é ministro do STF, para ocupar essa cadeira foi feita de maneira simbólica durante votação realizada no mês passado. 

 

Pela regra, a escolha é feita por antiguidade e o ministro já ocupava o cargo de ministro substituto. Ele também foi ministro do tribunal em 2012.

 

O TSE é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados com notório saber jurídico. Além do empossado, os ministros do Supremo Alexandre de Moraes e Edson Fachin, atual presidente, também compõem o tribunal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...