22 de julho de 2016

AGRICULTORES DE JARDIM DO SERIDÓ SÃO DESTAQUE EM SÉRIE DE MATÉRIAS DO PORTAL DA GLOBO SOBRE A SECA

Entre outros agricultores de outras cidades do Seridó Potiguar, agricultores de Jardim do Seridó foram mostrados na série de reportagens do portal da Globo sobre a seca no RN. Os agricultores se destacaram na matéria que mostra as alternativas para driblar a seca. Veja parte da matéria que mostra os jardinenses:
 
José de Antão não planta para comer. O que ele tira da terra vira ração para os animais. (Foto: Anderson Barbosa e Fred Carvalho/G1)
 
 
 
Em Jardim do Seridó, na região Seridó, uma barragem semelhante foi construída no Sítio Recanto, terras do pecuarista José Antão do Nascimento, de 63 anos. Também escavada em 2012, a barragem tem água armazenada porque lá as chuvas que caíram em janeiro foram mais abundantes. "Choveu sim, mas não muito. Só estou colhendo graças à barragem, senão tinha perdido tudo que plantei", justificou.
 
José de Antão não planta para comer. O que ele tira da terra vira ração para os animais que cria. Além do milho, ele produz sorgo e capim forrageiro. "Isso aqui é minha vida. Plantando e colhendo, não penso em sair daqui nunca", afirmou.
 
 
Delson Diniz da Silva, de 53 anos, é mais um agricultor beneficiado com a barragem subterrânea (Foto: Anderson Barbosa e Fred Carvalho/G1) 

Ainda em Jardim do Seridó, quem também está sorrindo à toa apesar da seca é Delson Diniz da Silva, de 53 anos. Ele é mais um beneficiado com a barragem subterrânea. Além da água da chuva, a construção que ele mantém no Sítio Pedras Pretas também represa a água que vem de um açude. "É um tipo de barramento ainda melhor. Ajuda a segurar a água da chuva, que infiltra na terra, e ainda armazena a água que naturalmente escorre do açude e que fatalmente seria desperdiçada. Aqui, a barragem subterrânea potencializou em dobro as terras dele", ressaltou o técnico da Emater Osenaldo dos Santos, que é assessor regional de Convivência com o Semiárido.
 
 
"A barragem foi construída em 2014. E agora estou colhendo os frutos desse projeto. Graças a Deus está dando tudo certo. Aqui plantamos feijão, milho, batata doce e melancia. E também tem capim para os animais", listou Delson.
 
 
 
Osenaldo dos Santos, técnico da Emater no Rio Grande do Norte (Foto: Anderson Barbosa e Fred Carvalho/G1) 

"O projeto das barragens subterrâneas nasceu em 2008, mas a grande maioria delas foi implantada em 2012, já no primeiro ano dessa estiagem braba pela qual estamos passando. E ainda estamos na fase de implantação. Com a colheita deste ano, é que poderemos fazer uma avaliação do projeto. Até o final do ano teremos uma análise completa dos resultados. Mas, a princípio, já podemos garantir que vem dando muito certo para muitos agricultores, que estão conseguindo conviver som a seca. É a cultura da subsistência sobrevivendo", pontuou Osenaldo. 
 

 A chuva é uma das maiores riquezas, senão a maior preciosidade do sertanejo. No entanto, as águas que caem do céu não trazem apenas alegrias. "Se não cuidarmos bem da terra, a chuva pode degradar o terreno e causar erosões irreversíveis. Isso acontece quando a água escorre sobre o solo desprotegido, sem vegetação, e leva embora todo o material orgânico. O resultado é devastador porque só ficam os sedimentos das rochas, material que é infértil, e a terra que escorre com a força da água ainda assoreia rios e açudes”, explicou Nilton Oliveira, técnico em agropecuária da Emater.

3 comentários:

  1. Também foi matéria do INTERTV RURAL

    ResponderExcluir
  2. E apenas umas das ações desenvolvidas pela EMATER no Município de Jardim do Seridó .

    ResponderExcluir
  3. Tecnologia das barragens subterrâneas ajuda vida do homem do campo no interior potiguar
    PARA ASSISTIR O VÍDEO E SÓ ENTRAR NO g1.globo.com
    10 de jul de 2016

    ResponderExcluir

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...