6 de agosto de 2011

DIA ESTADUAL DA LEI MARIA DA PENHA SERÁ COMEMORADO NO PRÓXIMO DOMINGO

No próximo dia 07 de agosto, o Rio Grande do Norte passa a comemorar o Dia Estadual da Lei Maria da Penha. O projeto, apresentado pela deputada estadual Marcia Maia, foi sancionado pelo Governo do Estado.

O objetivo da instituição da data é incentivar a promoção de atividades e valorizar ações no âmbito estadual em favor da defesa dos direitos da mulher e da luta contra a violência doméstica.

Dados de pesquisa recente, da fundação Perseu Abramo, apontam que a cada cada dois minutos, cinco mulheres são agredidas violentamente no Brasil. Há 10 anos, os números eram ainda mais assustadores; eram oito as mulheres espancadas no mesmo intervalo.

A redução do número de vítimas entre 2001 e 2010 tem parte de sua motivação devido à sanção da Lei Maria da Penha (nº 11.340), que completa no próximo domingo cinco anos em vigor. A lei foi batizada em homenagem à luta da farmacêutica Maria da Penha Fernandes, sobrevivente a duas tentativas de homicídio por parte do ex-marido.

A legislação triplicou a pena para agressões domésticas, permitiu que agressores pudessem ser presos em flagrante e acabou com as penas em que cestas básicas ou serviços comunitários eram suficientes para punir o agressor.

Segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o Nordeste é a região com a maior parte das denúncias (37%). Em seguida vêm o Sudeste (35%), Sul (12%), Norte e Centro-Oeste (8%, cada um). Na relação denúncia por número de habitantes, o Rio Grande do Norte é o estado com o maior número de registros no primeiro trimestre de 2011.

"Para vencer a batalha invisível contra o modelo social de sobreposição de gêneros é preciso tenacidade. Não apenas acreditar, mas fazer da dor vivida por milhões de mulheres um impulso para que histórias como a de Maria da Penha fiquem num passado cada vez mais distante", observa a parlamentar.

Um comentário:

  1. Infeliznente essa lei só alcança aqueles que maltratam (batem) nas suas companheiras, pois aqueles covardes que sequestram mulheres ou as matam ou as estupram, entre outros atos hediondos, pegam penas leves quando não ficam impunes.

    ResponderExcluir

HOMEM ACUSADO DE ESTUPRAR SOBRINHA DE 6 NO INTERIOR DO RN É PRESO NO PE

Um homem de 29 anos de idade foi preso nesta quarta-feira (08) na cidade de Vitória de Santo Antão /PE, suspeito de estuprar a sobrinha 6 an...