18 de agosto de 2009

MEDITAÇÃO PARA O DIA 18 DE AGOSTO

FILANTROPIA
Filantropia vem do grego “amigo do ser humano”, “amor à humanidade”. Seu oposto é misantropia, e quem a cultiva é misantropo, “inimigo do ser humano”, “ódio à humanidade”. O ser humano, dotado de inteligência e liberdade, é o único que pode levar a filantropia à sua expressão máxima. E é igualmente o único que pode pervertê-la em grau elevado.

Como seres humanos, deveríamos ser tão fortes e esclarecidos a ponto de nenhuma miséria humana ser capaz de nos abalar, assim como nos compadecer e solidarizar de qualquer pequeno sofrimento.

A bíblia atribui a Jesus uma passagem dos profetas a respeito de alguém que carregou todas as dores e mazelas da humanidade. E isso por ser “amigo do ser humano”, capaz de compadecer-se e solidarizar-se. A história conserva a memória de mulheres e homens que seguiram suas pegadas.

José Bortolini



2 comentários:

  1. BELA MEDITAÇÃO PAULINHO, ESPERO QUE TOQUE O CORAÇÃO DE TODOS, INCLUSIVE DOS QUE PODEM FAZER ALGO PELAS PESSOAS E NÃO ESTÃO, INCLUSIVE DAS QUE AINDA PREGAM QUE ESTÃO FAZENDO ALGO A FAVOR DA POPULAÇÃO, MAS QUE SABEMOS QUE É TUDO HIPOCRISIA
    JOANA

    ResponderExcluir
  2. Paulinho, você está de parabéns, um ótimo blog, mais queria falar um pouco sobre a má administração do prefeito, ele está deixando muito a desejar, tenho saudades do prefeito anterior, pois sua administração era tudo de bom; Abraços!

    ResponderExcluir

LIRA DEFENDE LIMITAR AÇÕES NO STF E FALA EM ‘SUBIR O SARRAFO’

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer “subir o sarrafo” de quem pode propor ações diretas de inconstitucionalidade...