5 de fevereiro de 2022

BOLSONARO OFICIALIZA AUMENTO DE 33,23% PARA PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Uma cerimônia no Palácio do Planalto nesta sexta-feira (4) oficializou o reajuste de 33,23% para professores da rede pública de educação básica. A portaria, assinada pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, e pelo presidente Jair Bolsonaro, eleva de R$ 2.886 para R$ 3.845 o piso salarial nacional da categoria. 

 

A decisão tem sido contestada pelos seus adversários, que temem impacto eleitoral positivo para o .presidente, na disputa de outubro. De acordo com a Lei do Piso dos Professores, o reajuste deve ser definido e anunciado pelo presidente em janeiro de cada ano. 

 

As contestações ao aumento são curiosas em um país onde se critica a falta de prioridade à educação. Prefeitos de ooposição ao governo federal desejavam conceder reajuste máximo de 7%, apesar da lei do piso dos professores. 

 

Além do reajuste, foram lançados no evento dois editais com a oferta de 168 mil vagas em cursos de graduação e pós-graduação para formação de professores. O primeiro é o da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o segundo edital é do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).

0 comentários:

Postar um comentário