17 de fevereiro de 2021

ATENÇÃO! RONCO AFETA 5% DA POPULAÇÃO GERAL E PODE PREJUDICAR A QUALIDADE DE VIDA

Uma boa noite de sono é essencial para manter a saúde em dia. O ronco é o som causado pela vibração dos tecidos da faringe quando o ar passa por esta região. Para quem ronca ou convive com pessoas que roncam, dormir de 6 a 8 horas pode se tornar um problema.



O ronco é considerado normal quando discreto, um ressonar suave, principalmente quando a pessoa dorme de barriga para cima, pois a língua cai um pouco para trás. De acordo com o otorrinolaringologista do Hapvida, Dr. Pedro Cavalcante, o ronco pode ser sinal de um problema mais grave, como a apneia.



"A apneia obstrutiva do sono (SAOS) é uma doença caracterizada pela obstrução da via aérea ao nível da garganta, durante o sono, que leva a uma parada na respiração. O processo leva, em média, 20 segundos, mas pode chegar até a dois minutos e acontecer diversas vezes durante o sono", afirma.



Segundo o Ministério da Saúde, a enfermidade é mais comum em homens e acomete em torno de 5% da população geral, sendo 30% em indivíduos acima dos 50 anos de idade. A SAOS é fator de risco importante para doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral (AVC).



O médico ressalta ainda que as pessoas mais suscetíveis são as que apresentam sobrepeso, dificuldades respiratórias (rinite, sinusite, desvio de septo nasal, adenoides e amídalas grandes, dentre outras), refluxo gastroesofágico, tabagismo e problemas na arcada dentária.





Além disso, consumir bebidas alcoólicas e dormir com a barriga para cima podem provocar o ronco até em quem não ronca normalmente. Em longo prazo, o ronco pode causar dor de cabeça ao acordar, arritmia cardíaca, baixa concentração, sonolência diurna, cansaço e irritabilidade, afetando a qualidade de vida do paciente.



O diagnóstico geralmente é confirmado através de um exame que monitora o sono com equipamentos eletrônicos, chamado polissonografia. O tratamento indicado para solucionar o problema, depende da causa do ronco e diagnóstico médico. Existem aparelhos ortodônticos, cirurgias e também a terapia.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MULHER SERIDOENSE E MARIDO SÃO BALEADOS EM ESTRADA NA PB

Um casal foi baleado na manhã desta quarta-feira, (27), quando se deslocava de moto em uma carroçável estrada   no município de São Bento/...