27 de abril de 2018

BOA! ROBINSON ENTREGA UTI COM 10 LEITOS EM CAICÓ

A regionalização da saúde do RN avançou em mais uma etapa. Nesta sexta-feira (27), o governador Robinson Faria esteve em Caicó para inaugurar a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Telecila Freitas Fontes, também conhecido como o Hospital Regional do Seridó.O governo investiu quase R$ 1 milhão, através de recursos próprios, em obras e equipamentos, para instalar uma nova Unidade totalmente reformada, modernizada e com sua capacidade duplicada de cinco para dez leitos de UTI adulto. Os cinco leitos que já existiam foram totalmente reformados.







Na ocasião, o governador fez o descerramento da placa inaugural e visitou o espaço conhecendo o novo complexo que conta com aparelhos de última geração, novos móveis, camas elétricas, cortinas, respiradores, ventiladores pulmonares, cardioversores, suportes de soro e carrinho de urgência. Já a estrutura ganhou recuperação do piso e cobertura, instalações hidráulicas, elétricas e sistema de climatização.





O chefe do Executivo Estadual destacou que a nova estrutura dá agilidade ao serviço e diminui os deslocamentos, que podem complicar a saúde do paciente, bem como desafoga o atendimento da capital. Além disso, Robinson reforçou a importância do momento: "Enquanto deputado eu aprendi a ser um gestor municipalista, escutando os sonhos, desejos e expectativas das populações locais. Trouxe isso para o meu mandato de governador, o de realizar os sonhos que passaram para mim. Hoje é mais um dia de realização porque estamos transformando o hospital de Caicó em uma unidade de referência no estado", enfatizou.




"Um caminho a ser desenvolvido deve ser dado um passo por vez. E esta UTI que o governador entrega em sua gestão é uma unidade com resolutividade próxima sem a necessidade de peregrinação para outra região", acrescentou a diretora do Hospital Regional, Luciana Dantas.






Desses dez leitos, um é destinado para pacientes com obesidade mórbida que poderá receber um paciente de até 340 quilos. A cama possui uma balança para monitorar o peso, ligada a um ponto de água com escoamento, o que permite o serviço de diálise do paciente. O leito também possui monitores, respiradores e bomba de infusão. Outro leito é de isolamento, evitando o contágio de doenças. Os oito restantes são para os demais quadros de saúde.Segundo George Antunes, secretário de Estado da Saúde Pública (Sesap), com essa estrutura há a garantia dos serviços de alta complexidade com qualidade. "O hospital está passando por uma série de redefinições. Estamos entregando dez leitos de uma UTI dentro dos padrões exigidos pela Vigilância Sanitária, pelos Conselhos de Medicina e Enfermagem. Uma UTI com o que tem de melhor, que é o que a população merece", concluiu.




A reforma e ampliação da UTI beneficia os cerca de 300 mil habitantes dos 25 municípios da região do Seridó Potiguar como Caicó, São Fernando, Timbaúba dos Batistas, Jardim de Piranhas, Serra Negra do Norte, São João do Sabugi, Ipueira, Jucurutu, São José do Seridó, Cruzeta, Jardim do Seridó, Ouro Branco e Acari.

0 comentários:

Postar um comentário