4 de janeiro de 2016

QUEM PODE E QUEM NÃO PODE TOMAR A VACINA CONTRA A DENGUE? TIRE SUAS DÚVIDAS AQUI!

Acaba de ser liberada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), no Brasil, uma vacina contra o vírus da dengue,  produzida por um importante laboratório francês, o  Sanofi Pasteur. O nome da vacina é Dengvaxia.
 
Há muitas questões para serem respondidas pelos especialistas, como por exemplo: o SUS deve comprar esta vacina e fazer uma campanha de vacinação em massa?
 
Muitas outras dúvidas entre todos. Vamos esclarecer as mais frequentes.
Quem pode e quem não pode tomar esta vacina?

A vacina está indicada para pessoas entre 9 e 45 anos de idade. Fora desta faixa etária, os estudos demonstram que sua eficácia é baixa e, portanto, não está indicada. Está contraindicada em gestantes e em pessoas com a imunidade comprometida.
 
Esta vacina garante uma boa proteção contra a dengue?

Este é um dos problemas. Esta vacina tem uma eficácia que não é considerada muito alta. Isso significa que ela garante aproximadamente 65,6% de proteção geral. Para se ter uma ideia, a vacina da febre amarela garante 90% de proteção e a do sarampo garante 98%.
 
Importante saber que o vírus da dengue tem 4 sorotipos. Como se fossem 4 “irmãos” de uma mesma família. A vacina protege contra os quatro. Só que contra o sorotipo 2, tem uma eficácia ainda mais baixa: de apenas 47,1%.
Então vale a pena tomar?

Aí é que está. Segundo o laboratório Sanofi, os estudos indicaram que a vacina tem a capacidade de proteger contra os casos mais graves de dengue. Por isso vale a pena. Vamos entender. Quem já teve dengue uma vez, pode pegar de novo. Por que? Porque há os 4 sorotipos do vírus. Quem já pegou dengue pelo número 1, por exemplo, ainda está vulnerável aos de número 2,3 ou 4. Só que quando se pega dengue pela segunda vez, é muito pior: a chance de desenvolver uma forma mais grave, como a dengue hemorrágica, por exemplo, é muito maior. Aí é que entra a vacina. Ela tem a capacidade de proteger as pessoas que já tiveram dengue das formas mais graves desta doença, que geralmente cursam com alta mortalidade.
 
Quantas doses são?

No total são 3 doses, com intervalo de 6 meses entre cada uma. Isso significa que a proteção total só se conquista depois de aproximadamente 1 ano. Mas importante saber que depois da primeira dose um certo nível de proteção já se inicia.
 
A vacina está indicada apenas para pessoas de 9 a 45 anos. Crianças pequenas e idosos ficarão de fora. Eles então não serão beneficiados?

Diretamente não. Indiretamente, sim. Vamos entender. Para o mosquito contaminar alguém precisa primeiro picar uma pessoa que já está contaminada, isto é, que está com vírus no sangue. O vírus então entra no mosquito. Na próxima picada é que é injetado no sangue da outra pessoa susceptível e a contamina. A vacina diminui o número de indivíduos contaminados de 9 a 45 anos. Portanto, os mosquitos continuam picando as pessoas, só que não há mais vírus nelas. Resultado: indiretamente todos ficamos protegidos. Menos vírus circulando na população, menos chance de todos nós, de todas as idades, pegarmos dengue.
 
A vacina será distribuída gratuitamente pelo SUS?

As autoridades estão discutindo o custo e o benefício de incluir a vacina no calendário nacional de imunização e de fazermos campanhas de vacina em massa, se for o caso. Não é uma decisão fácil, pois a vacina é cara: cerca de R$ 80,00 a dose.
 
Esta é a única vacina que existe no mundo contra a dengue?

Não. Aqui no Brasil o Instituto Butantan está desenvolvendo uma outra vacina e já está em fase final de estudo. Vamos aguardar para entender sua eficácia e custo.
 
A vacina protege do Zika e Chicungunya?

NÃO! Esta vacina só tem eficácia contra o vírus da dengue. Por isso, todos os cuidados para erradicar este mosquito letal devem ser mantidos.
Esta vacina não é excelente, mas é o que temos hoje e que pode evitar casos graves e/ou hospitalizações por dengue.
Eliminar o Aedes dos céus brasileiros ainda continua sendo uma meta (não impossível, quero crer) para este ano de 2016 que acaba de começar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...