8 de janeiro de 2016

FENÔMENO METEOROLÓGICO PRÓXIMO À COSTA DA BAHIA INDICA CHUVAS PARA O SEMIÁRIDO

Uma depressão tropical que se formou ao longo do dia no Oceano Atlântico Sul, próximo da costa da Bahia, poderá reverter o cenário de algumas previsões climáticas para o Semiárido brasileiro neste início de ano.
 
 
São nuvens carregadas, com grande desenvolvimento vertical e topo frio (em tom de ciano na imagem), associadas a áreas de baixa pressão sobre o Nordeste. Desde o último dia 05 de janeiro, o fenômeno meteorológico está sendo monitorado pela equipe do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio de imagens do satélite Meteosat-10.

O resultado do monitoramento das imagens desta quarta-feira, dia 06, indica possibilidade de chuvas em praticamente todo o Nordeste brasileiro. No centro-norte da região, há possibilidade de pancadas de chuva. No leste de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e sul da Bahia, também há possibilidade de chuvas. No leste da Bahia, notam-se muitas nuvens e chuvas. Nas demais áreas da região, pancadas de chuvas isoladas a qualquer hora, podendo ser localmente forte. A temperatura é estável, sendo a máxima de 36°C no norte do Piauí, e a mínima de 18°C no interior da Bahia.

Os especialistas ressaltam que os modelos divergem quanto a real trajetória do fenômeno, havendo a possibilidade de seguir para a costa ou de ser dissipado até o fim desta semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ZELENSKY DIZ QUE ENCONTRO ENTRE LULA E PUTIN SERIA ‘UM GRANDE ERRO’

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira (18) que seria “um grande erro” o presidente Luiz Inácio Lula da S...