30 de junho de 2015

EM 24 HORAS, RECIFE TEM MAIOR CHUVA DO ANO; PAI E FILHO MORREM SOTERRADOS

Em 24 horas, das 8h do domingo (28) às 8h desta segunda (29), choveu no Recife 228 mm – o volume esperado para 16 dias do mês de junho. De acordo com a Prefeitura, foi a maior chuva do ano.

A central de atendimento da Defesa Civil do Recife registrou, ao longo do dia, 259 chamados, entre solicitações de lonas plásticas e de vistorias.

A ocorrência mais grave foi a morte de pai e filho no bairro Bomba do Hemetério, devido ao deslizamento de uma barreira. Os técnicos também registraram a queda de um muro na UR-1 e um deslizamento de barreira no Vasco da Gama, ocorrências que não deixaram vítimas. Cerca de 250 agentes da Defesa Civil estão em campo.

Funcionários trabalham em área onde pai e filho morreram após uma barreira deslizar e atingir a casa onde moravam no bairro da Bomba do Hemetério, na Zona Norte do Recife, durante a madrugada (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)

A Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb) recebeu dez notificações de queda de árvores nos bairros das Graças, Espinheiro, Ibura, Ipsep, Santo Amaro (três casos), Setúbal, Monteiro e Boa Vista.

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) informou que 20 semáforos apresentaram falhas durante o dia. Dezenove já voltaram a operar normalmente e um está passando por reparos.

Barreira deslizou em cima da casa das vítimas, localizada na Rua Antônio Porfiro Santana, na Bomba do Hemetério (Foto: Ana Regina / TV Globo)

O deslizamento de uma barreira no bairro Bomba do Hemetério, na Zona Norte da capital, matou pai e filho que estavam na casa onde moravam na Rua Antônio Porfírio Santana.

Jorge Pacheco da Silva, de 53 anos, e Flávio Lopes Barbosa, de 27, morreram na hora do acidente, que aconteceu por volta das 3 horas. A mulher de Jorge, de 53 anos, ficou ferida. Ela foi atendida pelos bombeiros e está bem.

Ao todo, quatro casas foram interditadas devido ao risco de novo deslizamento. Elas são conjugadas ao imóvel atingido pela barreira. Os moradores se abrigaram em casa de parentes. O secretário-executivo de Defesa Civil do Recife, Cassio Sinomar, afirmou que a chuva forte da madrugada e o acúmulo de lixo contribuíram para o deslizamento.

A Prefeitura informa ainda que "a barreira que caiu, tecnicamente, não comporta utilização de lona plástica por causa da inclinação e extensão da encosta. Dessa forma, é uma área de constante monitoramento da Defesa Civil".

Há dez dias, a Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb) fez uma operação de limpeza na área, durante uma semana. Ao fim do trabalho, foram recolhidas 50,4 toneladas de lixo de encostas.

O piso do estacionamento de um residencial do bairro de Jardim São Paulo, na Zona Oeste do Recife, cedeu nesta madrugada. O acidente formou uma cratera com mais de seis metros de largura, que 'engoliu' dois veículos.

Moradores temem que o restante do residencial também corra risco de desabamento (Foto: Paulo Alexandre / Acervo pessoal)

Agora, os moradores temem que o resto do edifício também corra risco de desabamento. A Defesa Civil e a construtora responsável pelos prédios vão avaliar a situação. Em nota, a Moura Dubeux afirmou que o buraco foi provocado pela chuva.

Na Rua Hélio Brandão, no bairro do Ipsep, os moradores andaram com a água na altura da cintura.  (Foto: Reprodução / TV Globo)

Em Olinda, no Grande Recife, o índice pluviométrico registrado na cidade, das 17h de domingo às 7h desta segunda, foi de 110 mm. De acordo com a prefeitura, a Defesa Civil registrou 15 solicitações de colocação e reposição de lona e 7 deslizamentos de barreira – nos bairros de Águas Compridas (quatro ocorrências), Caixa d'Água (duas) e Alto da Bondade.

Dois muros caíram nos bairros de Passarinho e Bultrins; duas quedas de árvores foram registradas na PE-15 e em Águas Compridas. Nenhuma dessas ocorrência teve vítimas.

No Cabo de Santo Agostinho, a Coordenadoria de Defesa Civil registrou 40 milímetros de chuvas, entre a manhã de domingo e a de segunda. O distrito de Ponte dos Carvalhos e o bairro da Charneca concentraram a maior quantidade de chuva, mas nenhuma ocorrência foi registrada.

Imagens aéreas da cidade de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, nesta segunda-feira (29). (Foto: Reprodução / TV Globo)

Em Camaragibe, houve três deslizamentos no Bairro dos Estados, nas ruas Jardim Teresópolis, Henrique Dias e Paranaguá. Também houve ocorrências na Rua Arlindo Lopes e no Córrego Santa Fé, em Tabatinga; e na Rua Treze de Maio, no Timbi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMISSÃO DA CÂMARA DOS EUA APONTA ‘CAMPANHA DE CENSURA NO BRASIL’

A Comissão de Assuntos Judiciários da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, equivalente à CCJ da Câmara brasileira, divulgou nesta quar...