12 de abril de 2015

CHUVA ALAGA CIDADE NATAL DE CAETANO VELOSO NA BAHIA

O nível da água em Santo Amaro, no recôncavo da Bahia, começou a voltar ao normal, após enchente neste sábado (11) que deixou centenas de famílias desabrigadas. O Rio Subaé, que corta a cidade, transbordou após fortes chuvas que caíram na região.

Enchente Santo Amaro Bahia 2 (Foto: Robel Sousa/TV Bahia)

De acordo com informações da Defesa Civil, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) informou que não há risco de outras tempestade na madrugada deste domingo (12). Não foi registrado nenhum desaparecimento, pessoas feridas ou mortas.

O coordenador adjunto da Defesa Civil, Paulo Sérgio Luz, afirmou que, apesar do nível da água estar voltando à normalidade, ainda existem muitas famílias desalojadas e que perderam utensílios domésticos e outros pertences, além de comerciantes que perderam toda a mercadoria.

Ruas de Santo Amaro estão alagadas neste sábado (11). (Foto: Magno Araújo/Maru Maru notícias  )

A cidade, que é conhecida por abrigar construções históricas como antigos casarões, igrejas, ruínas de antigos engenhos, é a terra natal de Caetano Veloso e Maria Bethânia, além de ser o município onde está enterrada a matriarca da família Veloso, Dona Canô.

Chuva forte deixa caos em Santo Amaro. (Foto: Magno Araújo/Maru Maru notícias)

A prefeitura informa, através de sua assessoria, que uma ponte cedeu e uma árvore secular caiu, por causa da enchente.

Por conta do grande volume de água, casas foram invadidas pela enxurrada e até a delegacia da cidade foi tomada pela água, segundo informa o coordenador regional da Polícia Civil da cidade, Joaquim de Souza.

Moradores de Santo Amaro tentam tirar a água das casas. (Foto: Magno Araújo/MaroMaro notícias)

Técnicos da Defesa Civil de Santo Amaro informaram que equipes da prefeitura estão tirando as famílias das áreas de risco. Os mais atingidos estão sendo levados para a Santa Casa de Misericórdia e encaminhadas ao serviço de ação social. O número de desabrigados ainda não foi divulgado.

Moradores de Santo Amaro estão ilhados por conta da chuva que atingiu a cidade. (Foto: Magno Araújo/Maru Maru notícias)

Através de nota, a Polícia Militar informou que atua junto com os bombeiros atuam desde as primeiras horas da manhã deste sábado. A PM acrescentou que realizou um voo de helicóptero sobre a cidade, para fazer um levantamento das necessidades mais urgentes de intervenção.

Fotos: Magno Araújo/MaroMaro notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA! ACIDENTE ENTRE VAN DE ESTUDANTES E TRATOR DEIXA MORTOS NO SERTÃO DA PB

Um acidente entre uma van, que transportava estudantes, e um trator, na noite desta segunda-feira (22), deixou ao menos duas pessoas mortas,...