6 de março de 2014

MÚSICO PUBLICA NOTA REPUDIANDO DESCASO COM ORQUESTRA DE FREVO EUTERPE JARDINENSE

254815_194912213972074_738963071_nMúsico, Bartolomeu dos Anjos Sales, “Barto”, irmão do maestro da ‘Banda Euterpe Jardinense’, “Segundo”, publicou em seu facebook uma nota repudiando descaso para com a orquestra de frevo da referida banda. Leia com atenção:

“_ A QUEM DE DIREITO POSSA INTERESSAR _ “ORQUESTRA DE FREVO EUTERPE JARDINENSE” –

Este nome congrega valores há bastante tempo; tempo suficiente para que até mesmo aqueles que nunca a ouviram tocar desejem conhecê-la. Isto se chama Competência. No entanto, num contexto social onde impera a covardia em primeiro plano, um nome a mais ou a menos não tem a menor importância.

Assim sendo, não nos interessa colher opiniões de quem não tem competência para julgar ou apurar o conhecimento artístico-cultural que faz desta entidade um patrimônio, decidindo, em nome de todo o povo, se ela deve ou não se apresentar. Logo, não se trata, aqui, de um mero desabafo, porém simplesmente de uma acusação.

Refiro-me a um baluarte que comporta em sua bagagem mais de um século e meio de vivência e que, agora, se expõe a uma terrível fraqueza de atitude. Um nome respeitado por todos os que conhecem de perto os verdadeiros valores da MÚSICA, dentro e fora deste município. Pois é, companheiros, este patrimônio, mais uma vez, se expõe à depreciação administrativa, sob as mais deslavadas desculpas! ... E, antes de me tornar demasiadamente cansativo, quero afirmar que, nas circunstâncias do Carnaval 2014, nenhum de nós (Ouso falar em nome de todos os componentes da Orquestra, com toda a propriedade e convicção, porque venho atuando como vocalista, junto aos mesmos, há mais de uma década e a experiência me confere este direito) – Repito: Nenhum de nós precisa se submeter aos argumentos daqueles que tentam nos desclassificar. E sabem por que?

Porque qualquer pessoa alfabetizada, ou não, mas dotada de bom senso, tem consciência de que, no decorrer de todo esse tempo, jamais alguém se afirmou acima dos valores de uma comunidade. Portanto, não importa o que pense “A” ou “B”; já está mais do que na hora de rever esta postura que põe em confronto o tradicional perante o descartável. A Nova Era não é isso não, camaradas!

__ ZERO PARA O DESRESPEITO DE QUEM VAI VESTIR ESTA CARAPUÇA! Aliás, aconselho, acima de tudo, o silêncio como resposta, porque não há justificativa que possa tornar tal atitude algo inocente. Enfim, podem continuar com o “lepo lepo”, porque, isto sim, poderá trazer muito progresso. E quem somos nós para concorrer com esses valores, hein? Jamais!!! No entanto, vamos acabar com o discurso hipócrita em torno do que seja cultura e ética, pois, na prática, nem de longe isso acontece.

Muito obrigado a você que leu este texto! Assumo todos os pontos e vírgulas!”

Bartolomeu dos Anjos Sales.

9 comentários:

  1. Parabéns! Barto, esta é a mais pura verdade.

    ResponderExcluir
  2. parabens essa cidade esta precisando de pessoas que fale a verdade ,Eu ja vir essa cidade ser a melhor cidade para brincar o carnaval na eopa da banda MHYTOS .

    ResponderExcluir
  3. Se fosse em um cachorro caia o rabo.

    ResponderExcluir
  4. saudades dos carnavais q comessava 6 da tarde ate 5 da manhâ lembro q era a orquestra de frevo quem comessava temho pena dessa jerasao vao creser sem diversao

    ResponderExcluir
  5. Nossa cidade, se posso chama-la de nossa, ha um bom tempo que esta parada no tempo. Está ficando sem nada, sem desenvolvimento e agora sem cultura, carnaval já era faz tempo, só desculpa e blá blá... Quero ver onde irá chegar. Acorda Jardim!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, você só falou a verdade. Jardim do Seridó está no fundo do poço, isto é na lama está uma cidade sem respeito. É isto que o povo gosta.

    ResponderExcluir
  7. Como ex-integrante da orquestra citada no texto e como ex-colega do fabuloso cantor Bartho, quero enviar, mesmo de longe (moro em Rondônia) todo o meu apoio ao que ele escreveu e dizer mais: a cidade, estado ou pais que não preserva seu legado cultural, não pode se queixar da formação contaminada pela inversão de valores (frevo X lepo lepo) apropriadas pelas futuras gerações!
    Prof. Sílvio (filho de Inácio do Pau Ferro) - Ariquemes RO

    ResponderExcluir
  8. CARO BARTOLOMEU, PARABÉNS PELO VOSSO LÚCIDO E OPORTUNO DESABAFO.

    ResponderExcluir

CONTRA CENSURA, DEPUTADA DOS EUA CRITICA E MOSTRA FOTO DE MORAES

A deputada norte-americana Maria Elvira Salazar (Partido Republicano) criticou a atuação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Al...