1 de fevereiro de 2014

SÃO PAULO TEM O MÊS MAIS QUENTE DOS ÚLTIMOS 70 ANOS

Janeiro de 2014 entra para a história de São Paulo como o mês mais quente desde o início das medições diárias de temperatura feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em 1943.

Banhistas aproveitam mais um dia de calor na piscina do Sesc Itaquera (Zona Leste); janeiro é o mês mais quente da série histórica do Inmet (Foto: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo)

Levantamento feito com base nos dados do instituto mostra que a média das temperaturas máximas dos 31 dias do mês é 31,9ºC. Com isso, a média de janeiro deste ano ultrapassa à de fevereiro de 1984 (31,8ºC) como a maior já registrada para um mês do ano na capital.

Se comparada apenas com meses de janeiro, a média é 1ºC superior ao recorde anterior, de 1956, quando foi registrada uma média de 30,9ºC. Todos os dados são referentes às medições aferidas pelo Mirante de Santana, na Zona Norte, ponto de verificação oficial da cidade.

Em apenas cinco dias do ano a máxima ficou abaixo de 30ºC – a menor delas foi no dia 16 (27,9ºC), ainda assim acima da média para um mês de janeiro.

As chuvas escassas, em razão da ausência de frentes frias, ajudam a explicar o calor na capital, segundo o meteorologista Marcelo Schneider, chefe da Seção de Previsão do Tempo do Inmet em São Paulo. Desde o início do ano, há uma chuva persistente entre Minas Gerais e Espírito Santo, que já deixou várias cidades em situação de emergência.

Foto: Estadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍCIA CIVIL DO RN ELUCIDA CRIME E PRENDE SUSPEITO DE MATAR PSICÓLOGA NO INTERIOR DO RN

Policiais civis da 97ª Delegacia de Polícia de Assú (97ª DP), da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Núcleo de Investiga...