13 de janeiro de 2014

MEXICANO ACUSADO DE MATAR POLICIAL SERÁ EXECUTADO NOS EUA

 Edgar Arias Tamayo será executado no dia 22 de janeiro (Foto: Reprodução/Texas Department of Criminal Justice)

O mexicano Edgar Arias Tamayo será o 29º estrangeiro a ser executado nos Estados Unidos desde que a Justiça do país restaurou a legalidade da pena de morte em 1976. Tamayo é acusado de matar um policial em Houston, capital do Texas, e sua execução está marcada para o dia 22 de janeiro no mesmo estado em que o crime aconteceu.

Segundo o Centro de Informações de Penas de Morte (DPIC, na sigla em inglês), uma organização sem fins lucrativos americana, entre os 28 estrangeiros mortos pela Justiça do país, oito eram mexicanos. Cuba é o segundo maior país de origem, com quatro mortos, seguido de Honduras, Vietnã e Alemanha - dois cada um. Os outros países de origem são: Guiana, República Dominicana, Paraguai, Tailândia, Canadá, África do Sul, Iraque, Paquistão, Jamaica e Filipinas. País de origem dos detentos estrangeiros executados nos Estados Unidos

A última execução de um estrangeiro foi cumprida no dia 28 de setembro de 2011, na Flórida, com a morte do cubano Manuel Valle. Ele foi condenado em 1978 também pela morte de um policial. Para 2014, além da de Tamayo, ainda está marcada a morte de um hondurenho chamado Edgardo Cubas, também no Texas, no dia 29 de maio.

Em 2012 e 2013, não houve execução de estrangeiros nos Estados Unidos. Apenas em 2013, porém, 38 americanos receberam a injeção letal e um foi eletrocutado, de acordo com o DPIC. Destas mortes, 16 foram no Texas.

Em 2012, o estado do sul dos Estados Unidos também chamou a atenção pelo número alto de execuções. Dos 43 detentos mortos, 15 foram no Texas. Junto com os estados de Mississippi, Oklahoma e Arizona, que tiveram seis execuções cada, o Texas foi responsável por 76,8% das mortes - todas por injeção letal.

Já em 2011, outros métodos foram utilizados para cumprir as 43 penas. Além de 26 injeções letais, houve oito eletrocuções, três enforcamentos, três mortes por gás letal e duas por meio de esquadrões de tiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MULHER SERIDOENSE E MARIDO SÃO BALEADOS EM ESTRADA NA PB

Um casal foi baleado na manhã desta quarta-feira, (27), quando se deslocava de moto em uma carroçável estrada   no município de São Bento/...