14 de outubro de 2013

DILMA GARANTE QUE AGORA OS E-MAIL DO GOVERNO TERÃO PROTEÇÃO CONTRA ESPIONAGEM

imagesCAUYGEN8A presidente Dilma Rousseff disse neste domingo (13), por meio de sua conta no Twitter, que determinou a implantação de um sistema para proteger os e-mails do governo federal contra espionagem pelo governo dos EUA que espionou a Petrobras, o Ministério de Minas e Energia e a própria presidente. Segundo Dilma, o sistema está sendo desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Determinei ao Serpro implantação de sistema seguro de e-mails em todo governo federal”, disse a presidente via Twitter. “Esta é 1ª medida para ampliar privacidade e inviolabilidade de mensagens oficiais”, completou ela.

Em uma terceira mensagem, Dilma justificou a decisão apontando que “é preciso + (mais) segurança nas mensagens para prevenir possível espionagem.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, já havia informado que o Serpro trabalhava num sistema para dar mais segurança aos e-mails do governo federal. Em entrevista no dia 24 de setembro, Bernardo disse que a previsão era que o ministério começaria a testar o novo serviço de mensagens criptografadas ainda neste mês de outubro.

A medida faz parte de um conjunto de ações que o governo brasileiro vai adotar para tentar impedir que suas comunicações sejam acessadas por programas de espionagem, como o do governo dos Estados Unidos. O governo também prevê a criação de um serviço público e gratuito de e-mail, oferecido pelos Correios. A tecnologia desse serviço, que também vai ser criptografado, será desenvolvida pelo Serpro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ZELENSKY DIZ QUE ENCONTRO ENTRE LULA E PUTIN SERIA ‘UM GRANDE ERRO’

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira (18) que seria “um grande erro” o presidente Luiz Inácio Lula da S...