8 de abril de 2013

USINAS DE CANA-DE-AÇÚCAR DO RN DEMITEM 80% DOS FUNCIONÁRIOS POR CAUSA DA SECA

O setor sucroalcooleiro do Rio Grande do Norte enfrenta a pior crise dos últimos 40 anos. Parte do canavial secou, em função da falta de chuva, e a produção de cana, álcool e açúcar caiu quase pela metade na última safra. Segundo a Associação de Plantadores de Cana do estado (Asplan), 80% da mão de obra empregada durante a safra foi demitida. Antes da seca, o setor dispensava metade dos funcionários para depois contratá-los. “Já não se sabe quantos retornarão aos canaviais”, afirma Renato Lima, presidente da entidade.

Luiz Quirino ajuda a cortar a cana que pouco tem servido à usina

Eduardo Farias, presidente do Grupo Farias e dono da usina Vale Verde, em Baía Formosa, veio de São Paulo esta semana para sobrevoar o canavial. O empresário ficou perplexo com o que viu lá de cima. “Passei o dia sobrevoando a área. Estamos na região há 40 anos. Nunca vivenciamos algo parecido”. A situação, segundo Renato Lima, da Asplan, é generalizada. O volume de cana moída pelo estado, considerando as quatro usinas e destilarias do RN, caiu de 3,5 milhões de toneladas para 2,2 milhões de toneladas na última safra, em média.

Eduardo reforçou a irrigação na sua propriedade. Hoje, 12 mil dos 25 mil hectares são irrigados. Ainda assim, aflige-se. “A cana continua morrendo, mesmo onde há irrigação”. O trabalhador canavieiro Sérgio Lira da Silva, 48, que trabalha na usina há mais de duas décadas, olha para o canavial seco e chora. “Eu me ajoelho todo o dia e rezo para que volte a chover”, confessa, envergado sobre o solo, com o rosto entre as mãos.

Fonte e foto: Tribuna do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...