27 de novembro de 2012

MORRE AOS 92 ANOS O GRANDE ESCRITOR POTIGUAR, RAIBRITO

3G0CAXM95I9CACDQDG1CA7QGZ1TCAJ9B9OWCANJLL3TCAQ7QE7XCAR3Y2NICAWFNITBCAFXEPFPCALJUJ6ZCA7N6JW7CAVYPNSOCAX8C8TMCACN9GQ9CATHM162CAREG57ACAD327ZUCACXD206CAKKZ61FFaleceu na tarde desta terça-feira, 27 de novembro, o grande escritor potiguar Raimundo Soares de Brito, Raibrito. O velório será realizado em Natal e o sepultamento em Mossoró, segundo informou a família, que ainda decide pelos locais.

Raimundo Soares de Brito, popularmente conhecido como Raibrito, foi uma dos grandes expoentes da literatura potiguar, tendo escrito 50 títulos e ocupado a cadeira número 4 da Academia Mossoroense de Letras. Do seu hábito de colecionador, reuniu recortes de jornais, documentos históricos, catalogando-os e preservando parte viva da história contemporâneo do Rio Grande do Norte. De suas pesquisas nasceu um dos mais importantes registros sobre as ruas da cidade de Mossoró, o livro Ruas e Patronos de Mossoró.

Ao longo de seus 92 anos de história, foi um escritor de raros dotes e pesquisador autodidata, tendo entre suas grandes contribuições a criação da maior hemeroteca do Estado, o acervo virtual Raibrito, com o apoio da Petrobrás e do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP). Além de ter sido sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, sócio-efetivo do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP),  sócio-efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN). E, em 1995, foi homenageado com o título Doutor Honoris Causa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e, em 1997, com o diploma Amigo da Cultura. Sua trajetória evolutiva foi um testemunho de independência cognitiva, que ficará de exemplo para as próximas gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ZELENSKY DIZ QUE ENCONTRO ENTRE LULA E PUTIN SERIA ‘UM GRANDE ERRO’

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira (18) que seria “um grande erro” o presidente Luiz Inácio Lula da S...