3 de maio de 2012

PERIGO! CRISE NA SAÚDE PODE FECHAR HOSPITAL VARELA SANTIAGO, ALERTA DEPUTADA

A deputada estadual Márcia Maia participou na manhã desta quinta-feira (03) da sessão ordinária na Assembleia Legislativa. Na oportunidade, a parlamentar fez um aparte e destacou a sua preocupação com a Saúde, especialmente com o Hospital Infantil Varela Santiago, que vem enfrentando uma crise sem precedentes e pode fechar nos próximos meses.

Márcia Maia participa de sessão plenária

Márcia se mostrou preocupada com a crise instalada nos hospitais Walfredo Gurgel e Santa Catarina, mas voltou a lembrar as dificuldades que outro hospital, não menos importante, tem sido vítima do descaso do atual Governo do Estado e pode fechar nos próximos meses.

De acordo com a presidente da Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente na AL, a entidade de cunho filantrópico tem custos mensais acima dos R$ 750 mil e funciona com repasses do SUS, Prefeitura e Governo do Estado, no entanto, o repasse do Governo do Estado está em atraso e sem previsão de pagamento.

"O Hospital que atende prioritariamente pacientes do SUS pede socorro. Segundo o diretor-presidente do Hospital, Paulo Xavier, a última parcela de 500 mil de 2011, referente ao convênio com a SESAP está em atraso. Esse atraso impede a renovação do convênio e agrava crise na instituição e Hospital pode fechar, segundo o diretor, até junho", revelou Márcia.

O Varela Santiago possui 110 leitos para atendimento de neurologia, oncologia, neonatologia e 10 leitos de UTIs em funcionamento. Por mês, o Hospital realiza em média 12 mil atendimentos, 450 internações e cerca de 350 cirurgias.

No final do ano passado, Márcia conseguiu a aprovação de uma emenda no OGE/2012 destinando recursos ao Varela Santiago. "Nós temos tentado fazer nossa parte na Assembleia, mas a inércia do Governo está transformando não apenas a Saúde, mas diversos outros setores como Segurança Pública, Turismo, Agricultura e outros num verdadeiro caos", encerrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍCIA CIVIL DO RN ELUCIDA CRIME E PRENDE SUSPEITO DE MATAR PSICÓLOGA NO INTERIOR DO RN

Policiais civis da 97ª Delegacia de Polícia de Assú (97ª DP), da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Núcleo de Investiga...