23 de março de 2010

MAIS DE 3 MIL FAMÍLIAS DA SERRA DE SANTANA RECEBEM HOJE TÍTULOS DE TERRA

A governadora Wilma de Faria entrega, nesta terça-feira (23), títulos de posse a mais de 3.600 famílias de agricultores familiares de cinco municípios que integram a Serra de Santana (Cerro Corá, Florânia, Lagoa Nova, São Vicente e Tenente Laurentino). O benefício acaba com o drama dessas famílias, que há décadas foram assentadas, mas não eram proprietárias das terras onde viviam. A partir de agora, os trabalhadores e trabalhadoras familiares terão garantias e benefícios, antes impossíveis, como a total segurança jurídica para sucessão das terras e facilidade no acesso ao crédito rural.

Para o secretário de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Canindé de França, a ação é fruto de uma atuação mais consistente que o Governo vem desenvolvendo nos últimos sete anos. “Por serem promotoras da melhor distribuição da terra e do desenvolvimento socioeconômico da população beneficiada, essas ações tornam-se instrumentos de fortalecimento da agricultura familiar, garantindo o domínio da terra”, ressalta.


Canindé destaca o papel do Cadastro de Terras e da Regularização Fundiária no Estado, “uma política pública de extrema importância, haja vista seu caráter de inclusão social e de redução da pobreza rural. A eficácia da reorganização fundiária é avaliada como o sucesso da intervenção governamental. Trata-se de uma política que integra um Programa de Governo e um Projeto para o Setor Rural há muito ausente da agenda nacional”, destacou Canindé.

Com a titulação, as famílias poderão acessar mais políticas públicas do Governo Federal e garantir renda e cidadania. Com o título de terra na mão, os agricultores podem obter crédito em instituições bancárias, já que a posse regularizada é uma garantia para os financiamentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

HOMEM ACUSADO DE ESTUPRAR SOBRINHA DE 6 NO INTERIOR DO RN É PRESO NO PE

Um homem de 29 anos de idade foi preso nesta quarta-feira (08) na cidade de Vitória de Santo Antão /PE, suspeito de estuprar a sobrinha 6 an...