21 de agosto de 2009

MEDITAÇÃO PARA O DIA 21 DE AGOSTO

COMPADECER-SE
O latim compati deu origem ao verbo, que significa “padecer com” quem padece. É a solidariedade no sofrimento, procurando sentir na própria pele o drama experimentado pelos outros. Compadecer-se não significa apenas sentir um aperto no coração, pois vai além, desdobrando-se de mil modos para atenuar o sofrimento alheio.

O mundo animal, por instinto, se compadece. Já se viram fêmeas amamentar crias que não eram suas nem pertenciam à sua espécie. Mais ainda o ser humano, dotado de inteligência e vontade, deve compadecer-se e solidarizar-se.

Para o povo da Bíblia, compadecer-se é estremecer por dentro, agitar-se interiormente, tomado de grande emoção e comoção. A mãe estremece vendo seu bebê que sofre; Deus estremece vendo a aflição do seu povo oprimido... Compadecer-se, por tanto, é sentimento humano que torna o humano divino ou capaz de gestos iguais aos de Deus.

José Bortolini



Um comentário:

  1. oi paulinho, estou indignada com o que aconteceu numa casa próximo à sua residência, a sra. conhecida por leda conseguiu enganar a sra maria potência, obrigando-a assinar um documento dizendo que era sua aposentadoria, mas na verdade era o documento da casa que era da finada raulinda, então a leda conseguiu o direito de ficar morando na casa e agora transformou num bar onde convida os velhos e dá bebida aos mesmos em seguida furtam os inocentes, não sou contra ela ficar morando lá, agora transformar num prostíbulo, eu não admito, tem dias que não consigo descansar com tanta zoada. e maria potência, como fica nessa história? espero que as autoridades tomem as providências, e que vc nos dê uma mãozinha, pois a baixa depende muito do seu blog que protege quem realmente está com a razão

    ResponderExcluir

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...