24 de fevereiro de 2021

EXCLUSIVA! SERIDOENSE APOSENTADO DO INMET FAZ PREVISÕES DE CHUVAS PARA OS MESES DE MARÇO, ABRIL E MAIO NO SERIDÓ POTIGUAR

O meteorologista seridoense aposentado,
ex-chefe do centro de análise e previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia – (INMET), Luiz Cavalcante, “Luizinho”, natural de Jardim de Piranhas, radicado em Brasília, mostra otimismo nas previsões de chuvas para os meses de Março, Abril e Maio, no RN e em especial no Seridó Potiguar.

 

Segundo “Luizinho”, a análise das condições oceânicas e atmosféricas observadas em janeiro de 2021 e o resultado dos modelos de previsão climática de precipitação para o trimestre março, abril e maio de 2021 (MAM/2021) indicam maior probabilidade (método dos tercis) dos totais pluviométricos ocorrerem acima da faixa normal climatológica na região do Seridó no Rio Grande do Norte (entre 50% e 60%de chance), com probabilidade maior na demais áreas do Estado (acima de 60%).

 

Os volumes previstos para a região do Seridó/centro do Estado do Rio Grande do Norte são bastante significativos (entre 400mm e 500mm).

 

Ainda segundo “Luizinho”, é importante ressaltar que os prognósticos para o mês de março (tão somente março) a probabilidade de chuva para a região do Seridó, embora acima do normal, é de 35% a 40%. Já na tromba do elefante e no litoral a probabilidade é muito alta, acima de 60%. Na região central do Estado a probabilidade é entre 50% e 60%.

Um comentário:

  1. Vai ser bem parecido com o inverno de 1960 com muita em toda região do semi-árido nordestino

    ResponderExcluir

POLÍCIA CIVIL DO RN ELUCIDA CRIME E PRENDE SUSPEITO DE MATAR PSICÓLOGA NO INTERIOR DO RN

Policiais civis da 97ª Delegacia de Polícia de Assú (97ª DP), da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Núcleo de Investiga...