7 de setembro de 2020

PORTARIA AUTORIZA RETOMADA DE CIRURGIAS ELETIVAS NOS HOSPITAIS PÚBLICOS DO RN

Uma portaria publicada no Diário Oficial autorizou os hospitais públicos estaduais a reiniciarem o agendamento e a realização das cirurgias eletivas no RN. As cirurgias eletivas estão suspensas no estado desde março por causa da pandemia do coronavírus.

 

 

Normalmente em um mês são feitas em média 3 mil cirurgias eletivas na rede estadual. Este ano, de janeiro a junho foram 14.316 cirurgias eletivas, segundo a Secretaria de Saúde Pública (Sesap). Desde março só são realizadas cirurgias vasculares e ortopédicas.

 

 

De acordo com a portaria, as unidades hospitalares deverão estabelecer medidas de gestão que possibilitem a organização de fluxos e processos internos que possam garantir a segurança para a realização das cirurgias eletivas.

 

 

Por causa da pandemia, se algum paciente apresentar febre ou sintomas respiratórios ao se internar para a cirurgia eletiva, o procedimento deverá ser suspenso e o hospital realizará um novo agendamento.

 

 

Além disso, os hospitais deverão manter inalterados o atendimento e internações dos pacientes suspeitos ou confirmados da Covid-19, respeitando o número de leitos hospitalares atualmente destinados ao enfrentamento da pandemia.

 

 

A portaria prevê ainda que a realização de cirurgia eletivas pode ser suspensa novamente caso o cenário da pandemia se torne desfavorável.

 

0 comentários:

Postar um comentário