13 de março de 2020

APROVADO PROJETO DE UBALDO FERNANDES QUE TORNA FESTA DE SANTANA PATRIMÔNIO DO RN

Foi aprovado na reunião ordinária da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Social da Assembleia Legislativa o projeto de iniciativa do Deputado Ubaldo Fernandes (PL), que torna a Festa de Santana (em Caicó, Currais Novos e Santana do Matos) patrimônio cultural e imaterial do RN. O projeto foi aprovado à unanimidade, na manhã desta quinta-feira (12).




"Precisamos valorizar as manifestações religiosas e culturais do nosso estado. A Festa de Santana em Caicó, por exemplo, é considerada o maior evento sócio-religioso do Rio Grande do Norte, e é a primeira manifestação potiguar a entrar para a lista de "Patrimônio Imaterial do Brasil", vinculado ao IPHAN. Precisamos obter esse reconhecimento regional", ressaltou o parlamentar.




Segundo Ubaldo Fernandes, as festas das padroeiras de Caicó, Currais Novos e Santana do Matos são mais do que eventos religiosos. "Elas tomaram uma dimensão maior, atraindo grande número de turistas. Reúnem diversos rituais religiosos, profanos e outras manifestações típicas da região do Seridó Potiguar", lembra. Agora, o projeto de lei do deputado Ubaldo Fernandes segue para votação em plenário e, posteriormente, para sanção da governadora.

0 comentários:

Postar um comentário