29 de outubro de 2019

ZEZÉ APRESENTA SISTEMAS DE ABASTECIMENTO D’ÁGUA COM DESSALINIZADOR PARA COMUNIDADES RURAIS DE SANTA LUZIA


O prefeito de Santa Luzia, José Alexandre de Araújo, “Zezé”, fez a apresentação de sistemas de Abastecimento D’Água Singelo (ADS), com equipamentos de dessanilização, que serão implantados nas comunidades rurais da Barra, Santa Isabel e Saco dos Goitis. O ato ocorreu no Sítio Barra, e contou com as presenças de moradores, representantes dos trabalhadores da região, e do vereador Neto da Barra. 









Na oportunidade, “Zezé” destacou que os sistemas serão implantados pela Prefeitura Municipal de Santa Luzia, por meio da Secretaria de Produção Rural, Desenvolvimento e Trabalho e da Gerência de Desenvolvimento Econômico. Os recursos investidos serão na ordem de R$ 250 mil, oriundos de parceria formulada com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Ao todo, serão beneficiadas em torno de 180 moradores das comunidades atingidas.




O processo de implantação dos sistemas ADS para captação dos recursos hídricos será executado inicialmente através da perfuração de poços tubulares profundos, que possibilitarão a adução, dessanilização, cloração (tratamento), armazenamento e, por fim, a distribuição da água para as comunidades.




Presente na apresentação, o secretário municipal de Produção Rural, Desenvolvimento e Trabalho, Flávio Marinho, explicou que as comunidades rurais serão abastecidas através de poço artesiano tubular interligado a um dessabilizador e um reservatório elevado, que fará a distribuição da água potável por chafariz e rede domiciliar interligada. 




Já o gerente de Desenvolvimento Econômico da PMSL, Bivar Duda, que também é presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Luzia, explicou aos moradores das comunidades beneficiadas que a implantação do projeto envolve questões técnicas minuciosas. Segundo ele, as comunidades estão localizadas em uma região do chamado “cristalino nordestino”, com predominância rochosa, apresentando propriedades hidrológicas complexas no tocante a captação hídrica.

0 comentários:

Postar um comentário