27 de dezembro de 2017

OBRAS DE ACESSO À ÁGUA NAS COMUNIDADES RURAIS NO RN GARANTE ÁGUA DE QUALIDADE

O Governo do RN está investindo R$ 33 milhões em obras de acesso à água em 158 comunidades rurais do Estado. As obras consistem em barragens submersas, mini adutoras, construção de passagens molhadas, banheiros e a garantia de água de qualidade em todas as casas das comunidades beneficiadas. Os recursos são do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial por meio do Governo Cidadão e Sethas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Enfrentamos 6 anos de seca. A meteorologia indica que em 2018 o semiárido terá um bom inverno. Fizemos os investimentos necessários e mais estão sendo beneficiadas mais de 7 mil famílias”, declara Vagner Araújo, Secretário da Sethas e Coordenador do Projeto Governo Cidadão.
 
 
 
 
 
 
Ana Guedes, gerente executiva do Projeto Governo Cidadão visitou 07 comunidades rurais em 04 municípios do alto oeste (Rafael Fernandes, Paraná, Tenente Ananias, Antônio Martins) e pôde perceber como a autoestima do sertanejo está elevada devido as previsões de chuva para 2018. “As pessoas estão esperançosas. O trabalho para levar água potável nas comunidades rurais beneficiadas pelo Projeto foi feito as obras que ainda não foram concluídas estão em fase final. Agora é esperar as chuvas”, conta.
 
 
 
 
 
A dona de casa, Neci Fernandes, da associação comunitária rural dos moradores do sítio Pintada, no município de Antônio Martins, pela primeira vez tem água nas torneiras de sua casa. “Agora eu lavo louça, roupa em casa. Isso é uma bênção, nunca eu tiver água na minha torneira”.
 
 
 
 
 
 
No município de Tenente Ananias foi necessário a implantação de um sistema de adução, instalação da bomba do açude, estação de tratamento, rede de distribuição e hidrômetros. “Estamos em fase de testes e se Deus quiser esse açude que tem 30 metros de profundidade vai encher e nosso problema de falta d´água vai acabar”, conta Moíseis de Andrade, presidente da associação comunitária do Sítio Tanquinho, lá 61 famílias estão sendo beneficiadas esse projeto que recebeu R$ 214 mil de investimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ZELENSKY DIZ QUE ENCONTRO ENTRE LULA E PUTIN SERIA ‘UM GRANDE ERRO’

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira (18) que seria “um grande erro” o presidente Luiz Inácio Lula da S...