8 de dezembro de 2017

NAVIO DE PESQUISA DA MARINHA ABRE À VISITAÇÃO NESTE FINAL DE SEMANA EM NATAL

Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira”, da Marinha do Brasil, atracou em Natal nesta quarta-feira (6) e será aberto à visitação da população nestes sábado (9) e domingo (10) no Terminal Marítimo de Passageiros, localizado na Ribeira. A comissão, que estava há 22 dias no mar, é integrada por 90 militares, que compõem a Tripulação do NPqHo, e 40 pesquisadores.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A comissão de militares e cientistas compõe e missão Pirata BR XVII, que faz parte de um projeto realizado por instituições científicas do Brasil, Estados Unidos e França, com a finalidade de estudar as interações entre o oceano e a atmosfera no oceano Atlântico Tropical.
 
 
 
 
O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico foi adquirido pela Marinha do Brasil por meio de um Acordo de Cooperação assinado em 2012 com o objetivo de ampliar a infraestrutura para pesquisa científica no Brasil, principalmente quanto ao monitoramento e caracterização física, química, biológica, geológica e ambiental de áreas oceânicas estratégicas. O Navio foi entregue à Marinha do Brasil em 2015.
 
 
 
 
 
O “Vital de Oliveira” é o terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha - uma homenagem ao Capitão de Fragata Manuel Antônio Vital de Oliveira, pernambucano que teve seus trabalhos hidrográficos reconhecidos mundialmente.
 
 
 
 
As visitas estarão abertas das 13h30 às 17h. A Marinha ainda alerta que o navio tem limitações (banheiros e bebedouros) e peculiaridades (como existência de escadas para acesso aos compartimentos), e por isso não recomenda o passeio a crianças abaixo de 5 anos e pessoas com dificuldades de locomoção.
 
 
 

Características do navio:


Comprimento: 78 metros
Boca: 20 metros
Deslocamento máximo: 4.200 toneladas
Calado máximo: 6,3 metros
Autonomia: 30 dias
Raio de ação: 7.200 Milhas Náuticas
Velocidade de cruzeiro: 7 nós
Velocidade máxima: 9 nós

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍCIA CIVIL DO RN ELUCIDA CRIME E PRENDE SUSPEITO DE MATAR PSICÓLOGA NO INTERIOR DO RN

Policiais civis da 97ª Delegacia de Polícia de Assú (97ª DP), da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Núcleo de Investiga...