29 de dezembro de 2016

GOVERNO PROMOVE ENCONTRO PARA AMPLIAR PADRÃO DE TRANSPARÊNCIA

O Governo do RN, por meio da Controladoria geral do Estado, promoveu nesta quinta-feira (29), na Escola de Governo, o II Encontro da Rede ligada ao Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão no Rio Grande do Norte (e-SIC RN). O evento contou com a participação de representantes da Controladoria geral da União e dos servidores designados pelas secretarias e órgãos do Estado para operar o e-SIC RN. O objetivo foi ampliar a melhoria do padrão de transparência e acesso à informação pública do Governo.
 
 
 

 
Durante o Encontro, conduzido pelo controlador geral do Estado Alexandre Varela, os servidores assistiram a palestra do coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção da CGU Fábio Silveira, que ressaltou o avanço da transparência pelo Governo do Estado e explicou detalhes da Lei de Acesso à Informação. “O Governo do Estado teve uma nota muito boa. Na escala da CGU, o Rio Grande do Norte saiu de nota zero para 8, foi o Estado que mais cresceu entre todos os estados do país. A Lei de Acesso à Informação está funcionando bem nos governos estaduais. As administrações municipais é que ainda têm um longo caminho pela frente“, afirmou.
 
 
 

 
Segundo Silveira, encontros sobre o e-SIC como o promovido pela Control são importantes para multiplicar a importância da Lei de Acesso à Informação no serviço público e também para a sociedade. “O cidadão ainda não entendeu que ele tem direito à informação pública. Alguns servidores também acham que é um favor passar uma informação. Não é. Isso é obrigação. É preciso uma mudança de consciência. Esses encontros são importantes para sensibilizar e ensinar um pouco sobre a LAI, que é uma lei muito nova ainda. Muitas pessoas desconhecem, mas nesses encontros as informações são multiplicadas”, disse.  
 
 
 

 
O controlador geral do Estado Alexandre Varela destacou a importância da 
parceria do Governo com a CGU e ressaltou os esforços do Estado para ampliar o padrão de transparência no Rio Grande do Norte. “O Governo vem trabalhando todos os dias para ampliar a transparência das informações públicas do Estado. Além do portal da transparência, que vem sendo ampliado e aperfeiçoado seguindo as orientações dos órgãos de fiscalização internos e externos, a Control está conduzindo o sistema e-SIC RN e tem intensificado esse trabalho de disponibilizar para a sociedade todas as informações públicas de que dispõe o Estado”, disse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...