10 de agosto de 2016

CUIDADO COM O REFRIGERANTE, O SEXTO ALIMENTO MAIS CONSUMIDO POR ADOLESCENTES

Entre os 20 alimentos mais consumidos pelos adolescentes brasileiros, os refrigerantes estão entre os seis primeiros, à frente das hortaliças, e as frutas sequer aparecem na lista. Os dados são do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA), realizado pelo Ministério da Saúde e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que aponta ainda índice de 8,4% de obesidade entre meninos e meninas de 12 a 17 anos.

A nutricionista do Hapvida, Rafaela Souza, alerta que o refrigerante não contém nenhum valor nutricional, além de auxiliar no ganho de peso e ser o grande responsável pelas celulites. A profissional explica que uma lata do refrigerante comum possui, em média, 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, cafeína, sódio e muitos aditivos químicos, além de ser uma bebida muito ácida. “Os refrigerantes possuem diversas substâncias usadas para dar cor à bebida. Esses aditivos químicos são tóxicos para as células do organismo, causando agressões e propiciando o surgimento de câncer”, atenta.

Rafaela informa que o consumo exagerado de refrigerantes pode acarretar à obesidade, diabetes, pressão alta, doenças cardiovasculares, cárie, envelhecimento precoce, gastrite, entre outros problemas. Por possuir grande quantidade de açúcar, a bebida pode levar à obesidade, aumentar o nível de glicose no sangue e a resistência à insulina. “Esses fatores combinados elevam o risco de desenvolvimento de diabetes do tipo 2. E também corrobora para o surgimento de cáries”, reforça.

A combinação de obesidade, aumento de glicose e gordura no sangue eleva o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio. “O consumo de refrigerante deve ser feito moderadamente e eventualmente, por exemplo, uma vez ao mês. Deve-se dar preferência a sucos naturais, que fornecem um bom aporte energético, além de um alto valor nutritivo”, ressalta a nutricionista.
 
Conheça alguns tipos de refrigerantes:
 
Diet – é um refrigerante com isenção de algum componente comparado ao produto convencional, no caso seria isenção dos açucares.
 
Light - é feita uma redução mínima de 25% de calorias. No caso dos refrigerantes, é usado adoçante artificial que, consequentemente, reduz as calorias.
 
Refrigerante verde – é reduzido o açúcar por stevia, que é um adoçante natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...