24 de maio de 2016

SAIBA QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DO CAFÉ

Quente, gelado, cremoso, expresso, seja como for, o café está presente no dia a dia de milhares de pessoas, principalmente dos brasileiros. Apesar do sabor saboroso e viciante, o que muitos adeptos do “cafezinho” não sabem é que a bebida pode trazer benefícios e malefícios à saúde.
 
A nutricionista do Hapvida Saúde, Roseanny Cristina explica que o café tem sua função importante no organismo, pois a substância cafeína tem como função termogênica a aceleração do metabolismo, além disso, possui ação antioxidante, atuando no combate aos radicais livres e diminuindo os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. A quantidade recomendada pela especialista são de 200 ml, equivalente a duas xícaras de chá ao dia, com exceção dos hipertensos que reduz para 100ml.
 
Segundo a especialista, o exagero no consumo pode causar danos à saúde. “Há pessoas que não se limitam a tomar uma ou duas xícaras e, por isso, acabam virando dependentes da cafeína. Por ser um estimulante do sistema nervoso, esse consumo descontrolado pode levar ao aumento da pressão arterial, provocar dores de cabeça e até insônia”, revela a nutricionista.
 
Para controlar o desejo de tomar sempre café, a nutricionista dá a dica. “Para quem costuma tomar pequenas doses de café durante o expediente no trabalho, o que aconselho é um cuidado maior com esse consumo, para que não extrapole a quantidade diária que o nosso organismo precisa. Uma boa alternativa para diminuir a quantidade cafeína é adicionar leite desnatado na bebida” esclarece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOVERNO LULA JÁ GASTOU R$277 MILHÕES EM VIAGENS

Após apenas três meses e meio neste ano de 2024, o governo Lula (PT) já conseguiu gastar mais de R$277,4 milhões somente em viagens de seus...