13 de maio de 2016

MEU FILHO ESTÁ COM BRUXISMO! O QUE FAZER?

É cada vez mais recorrente as crianças desenvolverem bruxismo, ou seja, o hábito de ranger ou apertar muito os dentes. A ação acontece de forma involuntária e muitas vezes durante o sono e tem despertado preocupação em muitos pais e responsáveis. Muitas pessoas não sabem que tem bruxismo, mas sentem dores na face, na mandíbula e dores de cabeça que são sintomas do problema.
 
O bruxismo pode resultar em problemas mais sérios, como a síndrome da Articulação Têmporo-Mandibular (ATM) ou Disfunção da ATM. A ATM é a estrutura que conecta a mandíbula aos ossos temporais do crânio, a sua desordem ocasiona a impossibilidade do funcionamento dessa estrutura muscular, o indicativo dessa disfunção é o estalido, quando o disco articular se desloca de sua posição fisiológica.
 
Para lidar com esse problema, a pediatra do Hapvida Saúde, Nicole Bezerra esclarece sobre as formas de tratamento e suas especificidades. 
 
O bruxismo tem cura, mas o tratamento vai depender da causa e a partir disso é traçado um tratamento. As principais causas são os fatores oclusais, ou seja, quando existe alguma interferência e a mordida não tem um bom encaixe. Além disso, fatores de ordem sistêmica, alteração na respiração, deficiências nutricionais, fatores emocionais, estresse, uma criança hiperativa e até mesmo hábitos alimentares inadequados podem ser fatores desencadeadores”, explica.
 
A especialista ainda acrescenta que se trata de um tratamento multidisciplinar, o paciente faz uma primeira avaliação com o pediatra para descobrir a causa e depois é encaminhado para outros profissionais.
 
É importante que o tratamento seja feito por profissionais de outras áreas, o paciente tem que ser acompanhado por um dentista para ver essa questão da interferência dental. Algumas vezes é necessário um ajuste oclusal, usando placas, em alguns casos é necessário usar aparelho ortodôntico", diz. A especialista afirma que também existe o tratamento psicológico, que vai ajudar a criança a lidar com estresse, ansiedade e hiperatividade, uma das maiores causas do bruxismo infantil noturno. Além disso, existe o tratamento com o fonoaudiólogo, que vai se atentar para a maneira de como os pequenos estão reprimindo a mandíbula, a função desse especialista é ensinar a relaxar ainda mais a mandíbula com exercícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOVERNO LULA JÁ GASTOU R$277 MILHÕES EM VIAGENS

Após apenas três meses e meio neste ano de 2024, o governo Lula (PT) já conseguiu gastar mais de R$277,4 milhões somente em viagens de seus...